Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Defesa Civil prevê clima estável no RS até agosto e reforça ações preventivas

Estado investe em tecnologia, capacitação e infraestrutura para aprimorar resposta a desastres

8 mar 2025 - 12h41
(atualizado às 12h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul apresentou, na última quinta-feira (6), as perspectivas climáticas para o Estado nos próximos meses. Segundo a meteorologista Cátia Valente, do Centro de Operações da Defesa Civil, os estudos apontam que o primeiro semestre de 2025 deve ter condições climáticas dentro da normalidade, sem a ocorrência de eventos extremos como os registrados em 2024.

A análise, baseada em dados de institutos internacionais, indica que a transição do Oceano Pacífico para um quadro de neutralidade resultará em um outono com frentes frias trazendo chuvas, seguidas de massas de ar polar. Embora possam ocorrer chuvas intensas e temporais localizados, não há previsão de fenômenos climáticos severos e generalizados.

Mesmo sem previsão de desastres, a Defesa Civil seguirá com monitoramento constante e reforçando sua estrutura. Durante a reunião, o governador Eduardo Leite destacou o investimento de R$ 550 milhões para aprimorar os serviços do órgão, incluindo a implantação do Centro Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (Cegird), a criação de nove Centros Regionais de Proteção e Defesa Civil e melhorias na infraestrutura e capacitação.

Além disso, o Estado está ampliando a frota, modernizando equipamentos e fortalecendo protocolos de emergência para garantir maior prevenção e resposta a desastres.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade