PUBLICIDADE

Cidade de Mato Grosso tem temporal com rajada de quase 100 km/h

Risco de temporal nesta terça é maior em Mato Grosso do Sul. Umidade do ar alta e calor formam mais nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste nos próximos dias.

30 out 2023 - 21h46
Compartilhar
Exibir comentários

Uma tempestade ocorre  em Sapezal, norte de Mato Grosso, na tarde desta segunda, 30 de outubro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou duas rajadas com 99 km/h entre 14h e 16h, hora de Brasília. A forte pancada de chuva deixou 23,8 mm acumulados em apenas 1 hora. Choveu 30 mm em 3 horas.

Em Cuiabá, um temporal também durante a deixou também 30mm acumulados em 3 horas, em algumas áreas da cidades, pela medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Mas a cidade teve alagamentos grandes, enxurradas, que indicam outras áreas da cidade tiveram Durante o temporal, o Inmet registrou uma rajada de 85 km/h, entre 15h e 16h.

Foto: Climatempo

As manchas em vermelho, às vezes com pontos amarelos, representam as nuvens com maior potencial para temporal, com chuva forte e vento forte

Temporais em Mato Grosso do Sul

O estado de Mato Grosso do Sul também termina outubro com temporais. Na tarde desta segunda-feira, 30. 

Em Chapadão do Sul choveu 31,6 mm em apenas 1 hora. Coxim teve 14,8 mm em 1 hora e já no começo da noite, Amambai registrou 13,4 mm

Nuvens cumulonimbus

Estes temporais foram provocados por nuvens cumulonimbus, que se formam facilmente quando o ar está muito quente e úmido. São nuvens comuns nesta época e voltam a se formar nos próximos dias em diversas áreas de todo o Centro-Oeste.

Nesta terça-feira, 31, por exemplo, Cuiabá será uma das capitais mais quentes do Brasil, com temperatura máxima prevista de 40°C.

Estas pancadas de chuva tendem a ocorrer principalmente à tarde e à noite, em pequenas áreas e com curta duração, mas podem ser fortes. Goiás e o Distrito Federal também podem ter estas pancadas de chuva nesta terça e nos próximos dias

Risco de temporais é maior em Mato Grosso do Sul

Foto: Climatempo

Risco de temporais no Centro-Oeste em 31/10/2023 (Arte: Climatempo)

Em Mato Grosso do Sul, o risco de temporais é maior nesta terça-feira, porque este estado sente a influência da passagem de uma frente fria pelo estado de São Paulo e de um centro de baixa pressão atmosférica sobre o norte do Paraguai.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade