PUBLICIDADE

Chuva cai forte no Sul, em Mato Grosso do Sul e em Sergipe

Áreas de instabilidade começam a atingir também o estado de São Paulo. Confira a previsão para esta terça-feira em todo o Brasil.

16 ago 2022 - 04h06
Compartilhar
Exibir comentários

Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil. Nuvens carregadas crescem nos três estados da Região Sul e provocam chuva forte, com muitos raios, granizo e vento forte. Na noite de ontem, o aeroporto de Canoas, no Rio Grande do Sul, registrou uma rajada de 120 km/h. No decorrer desta terça-feira, esta frente fria se afasta no mar, mas suas áreas de instabilidade avançam até o Mato Grosso do Sul e São Paulo. 

Grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e também o Tocantins e a maior parte do Pará estão com pouca nebulosidade devido a presença de uma massa de ar seco.

Nuvens carregadas crescem no leste do Nordeste.

Foto: Climatempo

Foto: Rio Pardo (RS), por Camila Santos

Ventania no Sul do Brasil

Durante a passagem de uma frente fria ocorreram fortes rajadas de vento no Sul do Brasil na segunda-feira, 15, e madrugada de terça-feira, 16 de agosto. Confira as mais intensas registradas em aeroportos e pelo Instituto Nacional de Meteorologia  até 1 hora da madrugada de 16/8/2022

Canoas (RS): 120 km/h

Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): muitas rajadas entre 80 km/h e 111 km/h

Laguna/farol de Santa Marta (SC): 93 km/h

São José dos Ausentes (RS): 92 km/h

Soledade (SC): 91 km/h

Previsão do tempo para 16/08/2022 - terça-feira

Na Região Sul, esta terça-feira é com sol e nevoeiro ao amanhecer no centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul. As demais regiões gaúchas podem ter chuva na madrugada, mas depois o dia segue com períodos de sol entre muitas nuvens. Os estados de Santa Catarina e Paraná já estão tendo muitas nuvens e pancadas de chuva desde a madrugada e mais pancadas ocorrem à tarde e à noite,  com risco de chuva forte. 

Sol, calor e tempo seco predominam na Região Sudeste. As áreas de instabilidade deixadas pela passagem de uma frente fria provocam pancadas de chuva a partir da tarde no oeste e sul de São Paulo. Pode chover rapidamente no litoral norte do Espírito Santo. Ventos moderados a fortes ocorrem no estado de São Paulo

A cidade de São Paulo pode ter a tarde mais quente do inverno nesta terça-feira. O recorde atual de maior temperatura da estação é de 28,8°C, em 4 de agosto.

Sol forte, muito calor e baixa umidade no ar em todo o Centro-Oeste do Brasil. Há condições para pancada de chuva em Mato Grosso do Sul (exceto no nordeste do estado) e no oeste de Mato Grosso. 

Na Região Norte, o sol aparece forte e as pancadas de chuva ocorrem no Amazonas, em Roraima, no Amapá, no noroeste do Pará, Rondônia e Acre. Nas demais áreas do Pará e no Tocantins, a terça-feira é com sol forte.

No Nordeste do Brasil, esta terça-feira é com tempo chuvoso no litoral norte de Sergipe. O dia é com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora no litoral da Bahia, em Alagoas, no leste de Pernambuco, no leste da Paraíba, no Rio Grande do Norte.

Alertas meteorológicos para  16/08/2022 - terça-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, Campo Grande, Aracaju e Maceió

Alerta para temporais em Santa Catarina (exceto no litoral sul), no Paraná (exceto no norte/nordeste do estado), oeste e sul de Mato Grosso do Sul

Alerta para chuva frequente moderada a forte no litoral de Sergipe

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que podem ser fortes no norte/nordeste do Rio Grande do Sul na madrugada e manhã, no norte/nordeste do Paraná, na divisa de São Paulo com o Paraná, no centro, leste e oeste de Mato Grosso do Sul, no interior de Sergipe e em Alagoas.

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% no sudeste e leste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no Tocantins, no centro-sul do Maranhão e no oeste do  Piauí 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade