Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cantareira em queda

Principal sistema de abastecimento de água está com nível mais baixo do que há um ano

7 jul 2024 - 11h39
Compartilhar
Exibir comentários

Texto por, César Soares - meteorologista da Climatempo

Atualmente o Cantareira opera com 65,5% de sua capacidade total. Há um ano o mesmo sistema de abastecimento registrava valores de 82,5%, portanto uma queda de 17 pontos percentuais.

Estamos muito longe de volumes baixos como os da chamada crise hídrica de 2015, em que tínhamos índices abaixo de 0% e utilizávamos a água disponível na chamada reserva técnica, também conhecida por "volume morto".

Foto: Climatempo

Foto: Getty Images

Mas o excesso calor e a falta de chuva já chamam a atenção no principal sistema de fornecimento de água da região metropolitana de São Paulo.

Pouca chuva e mais calor

A previsão climática da Climatempo indica que os próximos meses terão chuva abaixo da média nas áreas de captação do Sistema Cantareira, o que naturalmente já deixaria os níveis mais baixos. 

Ainda existe o agravante de temperaturas muito mais altas que o normal até o final do inverno, o que aumenta o consumo e acelera o ritmo de descida do volume. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade