Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Porsche anuncia equipe satélite na Fórmula E

18 nov 2025 - 17h00
(atualizado às 17h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Após seis anos na Fórmula E, a Porsche anunciou uma expansão da sua presença na categoria a partir da temporada 2026/27. O começo da era Gen4 também marcará a entrada da equipe salitélite do grupo alemão no grid voltado ao desenvolvimento de jovens talentos, tornando a fabricante na primeira a operar quatro carros no grid.

Porsche anuncia segunda equipe na Fórmula E
Porsche anuncia segunda equipe na Fórmula E
Foto: Divulgação/Porsche / Perfil Brasil

A decisão faz parte de uma reestruturação profunda no programa esportivo da Porsche, que deixou o Mundial de Endurance (WEC) e reforçou o compromisso com a Fórmula E e o IMSA. Para Thomas Laudenbach, vice-presidente de automobilismo da Porsche, a mudança reafirma o papel central do esporte na identidade esportiva da marca.

"As corridas moldam nossa marca. Nossa tradição no automobilismo tradicional é única e está refletida em cada Porsche. No futuro, queremos dizer o mesmo sobre o esporte elétrico", afirmou Thomas em comunicado. 

"Comparada com outras categorias, a Fórmula E oferece um equilíbrio atrativo entre esforço e retorno. Também nos dá a oportunidade de desenvolver soluções técnicas relevantes para nossos carros esportivos. Além disso, queremos usar essa mudança operacional para encontrar e promover novos talentos em todos os níveis, não somente pilotos", concluiu.

Segundo apuração do portal The Race, a nova equipe será operada diretamente de Weissach, centro de desenvolvimento da Porsche, e terá funcionamento paralelo ao time principal, comandado por Florian Modlinger. Em comunicado oficial da marca, o chefe destacou que mudança não deve ser vista propriamente como aumento de participação, mas como realocação.

"Não teremos mais Porsches no grid do que atualmente, que são seis. Estamos rearrumando o programa. No momento, há seis carros com nossos trens de força, com duas equipes clientes. A partir da 13ª temporada, faremos a operação de quatro modelos diretamente de Weissach, enquanto teremos outros dois com clientes", explicou Modlinger.

O esperado é que durante a era Gen4, a Cupra Kiro se torne o time cliente exclusivo da Porsche. Já a Andretti, que usa os trens de força alemães, está em negociação para passar a competir com equipamento da Nissan.

"A mensagem clara é que serão diferentes equipes, com possibilidades e oportunidades de marketing distintas. Ainda é cedo para falar sobre nome ou visual, mas claramente os jovens talentos, tanto pilotos quanto engenheiros e mecânicos, são o que sempre tivemos em mente", explicou o diretor.

"Quando você vê como o automobilismo da Porsche em geral está estruturado, com todas as categorias, a busca por talentos, os programas para jovens pilotos, percebe que ainda não temos isso na Fórmula E. Então, esse é claramente o objetivo", seguiu Modlinger.

A Porsche já adquiriu a licença necessária para inscrever a nova equipe e teve a escolha celebrada por Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, que enxergou a decisão como voto de confiança na categoria.

"Eles são a fabricante mais emblemática na Fórmula E. O fato de terem decidido redobrar seus esforços em nosso campeonato, mesmo reconhecendo que estão atravessando alguns momentos bastante desafiadores como fabricante, é extremamente gratificante para nós. Isso demonstra claramente a confiança deles no campeonato", afirmou Dodds.

A Fórmula E inicia a temporada 2025/25 em 6 de dezembro. O primeiro E-Prix do campeonato irá ocorrer em São Paulo, no Sambódromo do Anhembi.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Formula E (@fiaformulae)

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade