Paraguai encerra jejum de 16 anos sem Copa e presidente decreta feriado nacional
Após 16 anos fora das Copas, a seleção paraguaia conquistou a vaga para o Mundial de 2026 e o presidente Santiago decretou feriado.
A bola rolou, e o Paraguai está de volta ao maior palco do futebol mundial. Após 16 anos fora das Copas, a seleção paraguaia conquistou a vaga para o Mundial de 2026 e ganhou um feriado para comemorar o feito histórico. O anúncio foi feito pelo presidente Santiago Peña, que decretou a pausa nesta sexta-feira, 5 de setembro, um dia depois da confirmação da classificação.
O empate sem gols com o Equador, em Assunção, na quinta-feira (4), garantiu o retorno dos paraguaios à Copa. A vaga veio com a ajuda da Argentina, que venceu a Venezuela por 3 a 0 e tirou os venezuelanos da disputa. Com o resultado, a Albirroja ficou em sexto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas e pode até subir na tabela na última rodada.
O feriado marca não só uma data no calendário, mas sim o fim do longo jejum iniciado após a Copa de 2010, na África do Sul, quando o Paraguai fez sua última participação.
Agora, os paraguaios voltarão a disputar um Mundial que terá sede nos Estados Unidos, no Canadá e no México.
Nas redes sociais, o presidente Santiago Peña celebrou a conquista em tom emocionado:
"Foram necessários 16 anos desde a nossa última qualificação... 16 anos sem ouvir o nosso hino num Mundial. Obrigado, Albirroja! Hoje, a Albirroja voltou. Voltou com alma, coração e toda a garra guaraní", escreveu.
Santiago encerrou reforçando a importância da conquista para a população paraguaia.
"Este é um sonho realizado para todos os paraguaios e, por isso, AMANHÃ É FERIADO, para que todos os paraguaios possamos celebrar juntos! Voltamos à Copa do Mundo e todos nós comemoramos!".