PUBLICIDADE

Özil justifica encontro com presidente turco

22 jul 2018 - 10h33
Compartilhar
Exibir comentários

"Eu faria a foto novamente", afirma jogador da seleção alemã e do Arsenal. Pela primeira vez, atleta explica porque aceitou ir a reunião com político. Atitude foi motivo de controvérsia na Alemanha.Após ter recebido duras críticas na Alemanha por ter posado para uma foto ao lado do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, em maio, o jogador do Arsenal e da seleção alemã Mesut Özil abordou o assunto publicamente pela primeira vez neste domingo (22/07), defendendo seu encontro com o político.

Özil presenteou Erdogan com camisa do Arsenal durante encontro em Londres
Özil presenteou Erdogan com camisa do Arsenal durante encontro em Londres
Foto: DW / Deutsche Welle

"Sei que pode ser difícil de entender, porque em muitas culturas o líder político não pode ser dissociado da pessoa. Mas neste caso é diferente", afirmou o atleta, em comunicado em inglês publicado em sua conta no Twitter. "Eu faria a foto novamente", concluiu.

O meia alemão, de família turca, destacou no texto suas raízes turcas e ressaltou que durante o encontro com Erdogan, em Londres, a conversa girou em torno do futebol e não em torno da política.

"Apesar de a mídia alemã ter dado uma imagem um pouco diferente, a verdade é que se eu não houvesse me encontrado com o presidente, teria sido desrespeitoso com as raízes de meus antepassados, que sei que estariam orgulhosos de onde estou hoje em dia", frisou.

"Eu tenho dois corações, um é alemão, o outro é turco", escreveu. "Para mim, não importa quem era o presidente, o que importa é que era o presidente", acrescentou. "Ter respeito por um cargo político é uma visão que, tenho certeza, tanto a rainha quanto a primeira-ministra Theresa May compartilham quando elas também receberam Erdogan em Londres."

MD/dpa/sid

____________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade