PUBLICIDADE

Operários resgatam 'cão' de rio congelado e descobrem que era um lobo

Um dos homens colocou o 'grande cachorro' em seu carro e levou para o veterinário - só então descobriu seu erro.

22 fev 2019 - 11h09
(atualizado às 11h20)
Compartilhar
Exibir comentários
O 'cachorro' foi tratado por veterinários em uma clínica
O 'cachorro' foi tratado por veterinários em uma clínica
Foto: EUPA / BBC News Brasil

Operários estonianos correram para resgatar um cachorro que estava preso em um rio congelante nesta quarta - sem saber que estavam prestes a colocar um lobo selvagem em seu carro.

Os homens estavam trabalhando em uma barragem no rio Parnu, na Estônia, quando viram o animal tentando sair da água cheia de gelo.

Eles abriram caminho em meio ao gelo que havia no rio, retiraram o animal e o levaram a uma clínica veterinária para receber tratamento.

Só então descobriram que estavam levando um lobo.

O lobo estava coberto de cristais de gelo ao ser retirado da água
O lobo estava coberto de cristais de gelo ao ser retirado da água
Foto: EUPA / BBC News Brasil

A União Estoniana de Proteção aos Animais (Eupa) disse que o lobo estava com a pressão baixa quando chegou ao veterinário, o que pode explicar seu comportamento dócil com os homens que o levaram para o carro para aquecê-lo.

Um dos homens, Rando Kartsepp, disse ao jornal estoniano Postimees que eles tiveram que percorrer uma subida para levar o animal ao carro, e o lobo era bastante pesado.

"Ele estava calmo, dormiu sobre minha pernas. Quando eu precisei esticá-las, ele levantou a cabeça por um momento", disse Kartsepp.

Os veterinários suspeitaram da verdadeira identidade do "cachorro", mas foi um caçador local, acostumado com os lobos da região, que finalmente confirmou: era um jovem lobo macho, de cerca de um ano de idade.

O animal estava com a pressão baixa quando chegou ao veterinário
O animal estava com a pressão baixa quando chegou ao veterinário
Foto: EUPA / BBC News Brasil

Com a confirmação da verdadeira espécie do bicho, os funcionários da clínica colocaram o lobo em uma gaiola após o tratamento - caso ele se tornasse menos dócil após se recuperar.

A Eupa disse que pagou pelo tratamento do lobo, e que, "felizmente, tudo terminou bem".

O lobo se recuperou em um dia e foi liberado de volta à natureza - depois de receber uma coleira com GPS colocada por pesquisadores da agência ambiental da Estônia.

"Estamos tão felizes com a conclusão da história, e gostaríamos de agradecer a todos os envolvidos - especialmente a esses homens que resgataram o lobo e aos veterinários que não tiveram medo de tratar e alimentar um animal selvagem", disse a Eupa.

A Estônia é habitat de milhares de lobos, e apenas alguns deles receberam coleiras com GPS no último ano. A espécie normalmente evita a presença de humanos.

Os lobos foram escolhidos como o animal nacional da Estônia no ano passado por um grupo de organizações de proteção à natureza.

Veja também

Por que temos pesadelos?:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade