PUBLICIDADE

ONU: 30 mil terroristas estrangeiros estão na Síria e Iraque

Comitê Antiterrorista das Nações Unidas alerta para aumento de regressos e intensificação de ataques em seus países de origem.

5 jul 2016 - 14h52
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Aproximadamente 30 mil combatentes terroristas estrangeiros estão no Iraque e na Síria, afirmou nesta terça-feira (5) o diretor do Comitê da ONU Contra o Terrorismo, Jean-Paul Laborde, que advertiu contra o risco de "ataques cada vez mais fortes" nos seus países de origem.

"Os combatentes terroristas estrangeiros são muito numerosos" no Iraque e na Síria, afirmou Laborde. "São cerca de 30 mil. E agora que o espaço vital do Daesh [acrônimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico (EI)] se reduz no Iraque, vemos eles regressar para nós, não apenas para a Europa, mas também para os seus países de origem, como Tunísia ou Marrocos", disse em Genebra.

"Os ataques terroristas nos países de origem tendem a ser cada vez mais fortes para contrabalancear a pressão que é exercida sobre eles", insistiu. Laborde apelou aos países para colocarem em prática uma "filtragem" destinada a distinguir "entre uma grande parte dos combatentes estrangeiros que não são pessoas perigosas e aquelas que são".

O diplomata francês acrescentou que a comunidade internacional dispõe de utensílios jurídicos para combater o terrorismo, mas sublinhou que "a adaptabilidade e flexibilidade das organizações terroristas é muito mais rápida que a nossa".

Laborde defendeu uma cooperação conjunta da comunidade internacional com empresas privadas, como Google, Twitter e Microsoft, para combater o deficit de flexibilidade e vigiar os terroristas de forma mais eficaz na internet, sem, no entanto, violar a liberdade de expressão.

Ele apelou ainda aos governos nacionais para compartilharem de forma mais rápida as informações, considerando que, se isso não for feito, os atos terroristas continuarão crescendo.

O Comitê Contra o Terrorismo, no qual estão representados os países-membros do Conselho de Segurança, foi criado em Nova York logo após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade