Onda de calor no Brasil ficará mais intensa e máximas devem ultrapassar 40ºC
Estados também sofrerão com baixa umidade
Uma onda de calor excessivo ganhará força em vários lugares do Brasil nesta semana. Os Estados podem atingir marcas acima de 40º C. O fenômeno se estenderá também para a região do Sul do país, com o avanço de ar muito quente para estas áreas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com a MetSul Meteorologia, o ar quente já está presente no Sul do Brasil há alguns dias, especialmente no Paraná, onde as máximas têm chegado a mais de 35ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia indica que as cidades de Diamante do Norte e Maringá atinjam 36,7ºC e 36,6ºC respectivamente.
Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as máximas podem atingir mais de 40ºC, principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Em Cuiabá (MT), por exemplo, a temperatura chegou a 42,6ºC na tarde de sábado, 7.
O Brasil está sob influência de uma massa de ar extremamente seco e quente, por isso, o calor será intenso e extremo. Com isso, há também baixa umidade, que estará em torno de 10% e 20% no Centro-Oeste e no Sudeste.