Novo recorde de calor no Rio de Janeiro
Ar polar baixa a temperatura nas próximas horas
Pelo segundo dia consecutivo, o Rio de Janeiro bateu o recorde de calor para 2015 registrando mais de 42°C. Ao meio-dia, a temperatura chegou aos 42,4°C na Marambaia, extremo oeste da cidade do Rio. Neste local, o Instituto Nacional de Meteorologia tem uma estação meteorológica automática, de consulta pública. Este valor já supera os 42,1°C registrados ontem neste mesmo local.
Até 13 horas de 16 de outubro, o valor de 42,4°C da Marambaia é novo recorde de calor na cidade do Rio em 2015. Porém, é possível que ainda ocorra uma temperatura mais elevada do que esta em outros lugares da capital fluminense onde o Instituto Nacional de Meteorologia mantém medição regular de temperatura. Uma destes locais é a Vila Militar, na zona oeste, onde às 13 horas a temperatura chegou aos 42,2°C. Neste horário, o vento ainda era quente por lá, o que favorece um aquecimento do ar.
Vento polar para o aquecimento
Ventos das direções sudoeste e sul já podiam ser sentidos nas zonas oeste e sul da cidade do Rio de Janeiro por volta das 13 horas desta sexta-feira. Por serem de origem polar, estes ventos injetam o ar polar sobre o Rio, que se mistura com o ar muito quente que está sobre a cidade. Esta mistura faz com que a temperatura já não suba muito no decorrer da tarde.
Estes ventos frescos vão predominar no fim de semana aliviado o calor. Vai refrescar. Além da diminuição do calor, o Rio de Janeiro terá grande aumento da nebulosidade que vai diminuir a presença do sol forte. Porém, a chance de chuva é baixa.
Atenção com o mar agitado no fim de semana