Nova lei sobre manuntenção de carros elétricos entra em vigor
No início de novembro, uma nova diretriz dedicada à manutenção, inspeção e reparo de carros elétricos e híbridos entrou em vigor. Publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a orientação foi batizada de ABNT PR 1025 e define um padrão técnico dedicado à qualificação e à atuação segura de profissionais na área, acompanhando o crescimento da frota eletrificada no país.
O documento reúne os conhecimentos, habilidades e responsabilidades exigidas de mecânicos que trabalham com sistemas de alta tensão e corrente contínua. É esperado que a PR 1025 seja usada como base para treinamentos, certificações e atuação segura do setor.
Além disso, a norma organiza os profissionais em três níveis, de acordo com a escolaridade, experiência e grau de intervenção nos veículos. As competências exigidas pelas diretrizes incluem segurança do trabalho, uso de instrumentos de mediação, análise de riscos, conhecimentos elétricos, requisitos de formação e adequação às normas nacionais e internacionais. Além disso, critérios mínimos de escolaridade, experiência profissional e carga horária de capacitação também são levados em consideração.
Quais são as exigências da ABNT PR 1025?
O nível 1 é destinado a profissionais com ensino fundamental completo e experiência de, pelo menos, quatro anos como ajudante ou dois anos como mecânico. Este nível permite a atuação apenas em reparos mecânicos ou internos.
O segundo nível exige ensino médio, curso técnico em elétrica ou eletrônica automotiva e experiência mínima de dois anos como ajudante ou um ano como mecânico. Ele serve para atuar em serviços mecânicos de elétrica com baixa tensão (12 V) e suporte ao nível 3.
Por fim, o nível 3 é reservado a técnicos ou profissionais com formação superior em tração elétrica automotiva, com experiência mínima de um ano em sistemas de alta tensão, motores elétricos e baterias. Nesta classificação, é possível realizar todos os serviços, incluindo gestão operacional da oficina.
Além da formação mínima, os profissionais da área precisarão cumprir exigências adicionais, como um curso de 160 horas sobre os conteúdos da norma ou dois anos de experiência prática. Treinamento complementar de 40 horas com certificação e habilitação formal para operar equipamentos de segurança e ferramentas específicas também serão exigidos.
A capacitação é especializada no modelo de veículo que o mecânico irá trabalhar, considerando as diferenças técnicas entre os carros elétricos. A PR 1025 é essencial para padronizar procedimentos e garantir segurança, abrangendo o uso de instrumentos de medição, manipulação de sistemas de alta tensão e requisitos de formação.
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