Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zuma pode deixar governo da África do Sul nas próximas horas

Partido deu prazo para presidente renunciar e ameaçou com moção

14 fev 2018 - 10h49
(atualizado às 11h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Parece que o governo do presidente da África do Sul, Jacob Zuma, tem data para acabar. O partido Congresso Nacional Africano (CNA) se prepara para apresentar amanhã (15) uma moção de censura contra Zuma, caso o mandatário, que está desde 2009 no cargo, não renuncie nas próximas horas.

Zuma pode deixar governo da África do Sul nas próximas horas
Zuma pode deixar governo da África do Sul nas próximas horas
Foto: EPA / Ansa - Brasil

De acordo com o dirigente Paul Mashatile, a moção tem o objetivo de remover Zuma da Presidência e abrir caminho para que o atual líder do partido e vice-presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, assuma.

A força política de Zuma começou a se deteriorar no fim do ano passado, quando Ramaphosa virou líder do CNA, ao mesmo tempo em que vieram à tona denúncias de corrupção contra o presidente. Agora, Zuma está isolado e perdeu o apoio do próprio partido, que que venceu todas as eleições presidenciais desde 1994 e que é considerado símbolo contra o apartheid.

O CNA já tinha pedido explicitamente que Zuma apresentasse sua renúncia. As eleições na África do Sul estão agendadas para 2019, mas o governo quer afastar Zuma, alegando que as acusações podem prejudicar a imagem do CNA e de Ramphosa.

Com a possível saída do presidente, Ramphosa deve ficar no cargo até o fim do mandato de Zuma. Nesta quarta-feira (14), a polícia da África do Sul fez uma operação em uma casa em Joanesburgo onde vive a família Gupta, uma das mais influentes do país e suspeita de pagar propinas para as autoridades em troca de contratos com o governo.

Um dos filhos de Zuma mantém negócios com Gupta, o que aumenta a pressão sobre o presidente para deixar o cargo. De acordo com a imprensa local, ao menos três pessoas foram presas sob acusação de usarem sua amizade com o presidente para benefícios próprios.

Além disso, Zuma está envolvido em mais de 800 acusações de corrupção, como uma relacionada a contratos de armas nos anos 1990.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade