Zelensky pede 'escudo aéreo para Ucrânia' em reunião do G7
Reunião de emergência foi realizada após novos ataques russos
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participou como convidado da reunião de emergência dos líderes do G7 nesta terça-feira (11) e pediu que os países do grupo ajudem a criar um "escudo aéreo" para o país na guerra contra a Rússia.
O encontro por vídeo, que durou cerca de 1h40, foi convocado após os novos ataques russos feitos nesta segunda-feira (10) contra diversas cidades ucranianas, incluindo a capital Kiev.
"Peço para vocês fortalecerem o apoio financeiro em geral com a criação de um escudo aéreo para Ucrânia. Milhões de pessoas serão gratas ao Grupo dos Sete por tanta assistência. [...] O líder russo, que está agora no fim do seu reinado, ainda tem espaço para uma escalada", afirmou aos participantes.
Zelensky ainda afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está agora tentando "arrastar seu aliado Belarus" para dentro da guerra, "fazendo uma provocação e dizendo que nós temos um plano para atacar aquele país".
O mandatário ainda pediu que observadores internacionais sejam enviados para a fronteira entre Ucrânia e Belarus para "monitorar a situação da segurança" na área.
Os líderes do G7, grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, devem publicar uma nota oficial sobre as conversas ainda nesta terça-feira.
Segundo anteciparam diversas agências de notícias, o documento vai reforçar que o grupo seguirá ao lado da Ucrânia "até o fim" e também deve condenar o "ato de sabotagem" nas linhas dos gasodutos Nord Stream 1 e 2, detectados desde o fim de setembro. .