Zapatero anuncia remodelação em postos-chave do governo
O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou nesta quarta-feira uma importante renovação do gabinete ministerial, que inclui Alfredo Pérez Rubalcaba como novo número dois e Trinidad Jiménez como nova ministra de Assuntos Exteriores.
"Chegou o momento de fazer uma importante renovação do governo", afirmou Zapatero, para quem o novo Executivo vai "voltar-se com um esforço renovado para a tarefa prioritária: concluir as reformas econômicas e sociais necessárias para a recuperação da economia".
A primeira vice-presidente do governo, María Teresa Fernández de la Vega, que ocupava o cargo desde o primeiro mandato de Zapatero, em 2004, foi substituída pelo atual ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, que vai permanecer nesta pasta e também será o porta-voz do Executivo.
O ministro de Assuntos Exteriores, Miguel Angel Moratinos, outro que estava no cargo desde o início do governo Zapatero, em 2004, dá lugar a Trinidad Jiménez, atual ministra da Saúde e que já foi secretária de Estado para a Ibero-América.
Os ministérios da Igualdade e Habitação, que tinham como titulares Bibiana Aído e Beatriz Corredor, foram extintos.
O ministro do Trabalho, Celestino Corbacho, que já tinha a saída prevista, foi substituído por Valeriano Gómez, e a número três do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Leire Pajín, é a nova ministra da Saúde.
Outros dois dirigentes do PSOE entraram no Executivo. Ramón Jáuregui, atualmente eurodeputado e que já teve muitos cargos em governos regionais do País Basco, é o novo ministro da Presidência.
Rosa Aguilar, ex-prefeita de Córdoba pelo partido Esquerda Unida e membro do governo regional da Andaluzia desde 2009, é a nova ministra do Meio Ambiente, Rural e Marinho no lugar de Elena Espinosa, outra que estava no ministério desde 2004.