Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zapatero anuncia remodelação em postos-chave do governo

20 out 2010 - 08h10
(atualizado às 09h34)
Compartilhar

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou nesta quarta-feira uma importante renovação do gabinete ministerial, que inclui Alfredo Pérez Rubalcaba como novo número dois e Trinidad Jiménez como nova ministra de Assuntos Exteriores.

José Luis Rodríguez Zapatero anunciou em entrevista uma renovação do gabinete ministerial da Espanha
José Luis Rodríguez Zapatero anunciou em entrevista uma renovação do gabinete ministerial da Espanha
Foto: EFE

"Chegou o momento de fazer uma importante renovação do governo", afirmou Zapatero, para quem o novo Executivo vai "voltar-se com um esforço renovado para a tarefa prioritária: concluir as reformas econômicas e sociais necessárias para a recuperação da economia".

A primeira vice-presidente do governo, María Teresa Fernández de la Vega, que ocupava o cargo desde o primeiro mandato de Zapatero, em 2004, foi substituída pelo atual ministro do Interior, Alfredo Pérez Rubalcaba, que vai permanecer nesta pasta e também será o porta-voz do Executivo.

O ministro de Assuntos Exteriores, Miguel Angel Moratinos, outro que estava no cargo desde o início do governo Zapatero, em 2004, dá lugar a Trinidad Jiménez, atual ministra da Saúde e que já foi secretária de Estado para a Ibero-América.

Os ministérios da Igualdade e Habitação, que tinham como titulares Bibiana Aído e Beatriz Corredor, foram extintos.

O ministro do Trabalho, Celestino Corbacho, que já tinha a saída prevista, foi substituído por Valeriano Gómez, e a número três do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Leire Pajín, é a nova ministra da Saúde.

Outros dois dirigentes do PSOE entraram no Executivo. Ramón Jáuregui, atualmente eurodeputado e que já teve muitos cargos em governos regionais do País Basco, é o novo ministro da Presidência.

Rosa Aguilar, ex-prefeita de Córdoba pelo partido Esquerda Unida e membro do governo regional da Andaluzia desde 2009, é a nova ministra do Meio Ambiente, Rural e Marinho no lugar de Elena Espinosa, outra que estava no ministério desde 2004.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra