Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Webinar reúne empresas italianas interessadas no Brasil

Evento foi promovido pela Embaixada da Itália em Brasília

30 abr 2021 - 14h44
(atualizado às 15h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 300 pessoas participaram nesta quinta-feira (29) de um webinar organizado pela Sace, agência da Itália de fomento a exportações, e pela Embaixada do país europeu em Brasília.

Francesco Azzarello, embaixador da Itália no Brasil
Francesco Azzarello, embaixador da Itália no Brasil
Foto: Permanent Court of Arbitration / Ansa - Brasil

Chamado "#RipartireSicuri - Recuperação econômica e oportunidades de negócios no Brasil: ferramentas de apoio às empresas italianas", o evento teve a participação de 331 inscritos e foi aberto pelo embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello.

Em sua fala, o diplomata pediu que os participantes façam uma análise "objetiva" do Brasil, levando conta que o país é "complexo" e as "diferentes culturas e formas de agir" na América Latina.

"O Brasil continua sendo um mercado de enorme interesse bilateral, no qual é preciso trabalhar nos dois sentidos, inclusive nos desejáveis investimentos brasileiros na Itália.

Para os operadores que estão considerando este mercado pela primeira vez, aconselhamos que avaliem cuidadosamente, façam bem o chamado dever de casa, contatem um consultor italiano local confiável e então decidam se assumir o risco do negócio. As oportunidades que o Brasil oferece, hoje e em perspectiva, são muitas e consistentes", disse Azzarello.

O embaixador ainda lembrou que 968 empresas italianas estão presentes no Brasil, um "gigante" rico em matérias-primas e que compete com os EUA como maior produtor e exportador de itens agroalimentares e pecuários.

Já Mariangela Siciliano, chefe de educação da Sace, moderou o webinar e disse que o Brasil passa por um "processo de transformação estrutural profunda", culminando em uma maior abertura ao comércio internacional.

"É preciso adotar uma postura prudente, mas ainda positiva, diante das oportunidades que o Brasil oferece, e nas quais as empresas italianas podem encontrar importantes mercados para suas excelências", declarou.

Valentina Cariani, responsável de análise de países e setores da Sace, convidou as empresas participantes a olharem para o Brasil com uma abordagem de médio e longo prazo. "O Brasil é um país complexo, mas as oportunidades que oferece sob múltiplos pontos de vista - econômico, demográfico, territorial, setorial - são muitas", disse.

Cariani ainda ressaltou que "a entrada no mercado brasileiro deve ser preparada, administrada e acompanhada pela rede do Sistema Itália que opera" no país.

Por sua vez, Graziano Messana, presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), afirmou que o Brasil, "que historicamente já tem capacidade de reagir rapidamente às crises, agora pode contar com taxas de juros favoráveis e indicadores de consumo positivos".

Por último, Pauline Sebok, responsável pela Sace em São Paulo, apresentou os instrumentos financeiros que a agência e sua parceira Simest oferecem para apoiar a competitividade das empresas italianas que pretendem atuar no Brasil, incluindo empréstimos subsidiados. "O importante é operar juntos, não sozinhos", disse.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade