PUBLICIDADE

Mundo

Vulcão nas Ilhas Canárias continua em erupção e lança lava em direção ao mar

22 set 2021 - 09h57
Compartilhar
Exibir comentários

A lava de um vulcão em erupção da ilha espanhola de La Palma cobriu casas e campos pelo quarto dia nesta quarta-feira, um dia depois de pessoas com lares na rota da lava receberem permissão para voltar rapidamente para recolher seus pertences.

Lava por trás de casas após erupção de vulcão na ilha de La Palma, na Espanha
20/09/2021 REUTERS/Borja Suarez
Lava por trás de casas após erupção de vulcão na ilha de La Palma, na Espanha 20/09/2021 REUTERS/Borja Suarez
Foto: Reuters

Torres de magma jorraram a grande altura de madrugada, pintando o céu noturno de vermelho e espalhando dejetos incandescentes pelos flancos do vulcão Cumbre Vieja.

Mais cedo, imagens de drone mostraram a lava fluindo para o litoral no rumo oeste e incinerando tudo pelo caminho, inclusive uma escola.

Durante a noite de terça para quarta-feira, o instituto de vulcanologia das Ilhas Canárias disse que a amplitude da atividade sísmica do vulcão se intensificou.

A atividade sísmica é "um indicador da intensidade da atividade explosiva estromboliana", disse o instituto na noite de terça-feira. Estromboliano é um adjetivo que descreve erupções vulcânicas com explosões violentas que ejetam poeira incandescente.

O relatório foi emitido no momento em que a lava emanando dos flancos do vulcão havia chegado a 154 hectares nas cidades de El Paso e Los Llanos de Aridane, de acordo com o Serviço de Gerenciamento de Emergências Copérnico.

A lava está cobrindo e queimando casas lentamente, além de campos, desde que o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção na tarde de domingo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade