Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vulcão Fuego, na Guatemala, lança cinzas e provoca retirada de mais de 700 pessoas

6 jun 2025 - 12h13
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão Fuego, na Guatemala, lançou cinzas a quilômetros de distância na sexta-feira, quando as autoridades disseram que retiraram mais de 700 pessoas de suas casas por precaução.

Um fluxo de lava estava se formando ao redor da cratera do vulcão, que fica a cerca de 18 km da cidade central de Antigua Guatemala, informou a agência sismológica Insivumeh.

Algumas plumas de cinzas atingiram cerca de 5 km no ar, acrescentou.

As autoridades têm alertado sobre o aumento da atividade em torno do vulcão ativo nesta semana.

"Evacuamos mais de 700 pessoas que passaram a noite em abrigos. Nós as evacuamos por precaução", disse a agência de desastres Conred nesta sexta-feira.

As pessoas foram retiradas das áreas próximas de Escuintla, Sacatepequez e Chimaltenango, acrescentou.

Em um relatório pouco depois da meia-noite, a Insivumeh disse que um fluxo de lava podia ser visto se estendendo por cerca de 1,2 km.

O Fuego é conhecido por sua atividade frequente. Em junho de 2018, sua erupção mais violenta em cerca de quatro décadas matou mais de 200 pessoas.

Com o tamanho aproximado do Estado norte-americano do Tennessee, a nação centro-americana abriga 37 vulcões, embora muitos deles sejam considerados inativos ou extintos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade