Voo com destino aos EUA tem alarme falso de bomba após mulher ler ‘descanse em paz’ em celular de passageiro
Aeronave retornou ao aeroporto de San Juan, na Costa Rica, por medida de segurança
Voo da American Airlines retornou ao aeroporto na Costa Rica por alarme falso de bomba após passageira interpretar erroneamente mensagem de texto, não havendo ameaça real.
Um voo da American Airlines com destino a Dallas, nos Estados Unidos, foi forçado a retornar ao aeroporto de San Juan, na Costa Rica, depois que uma mulher viu uma mensagem "assustadora" no telefone de outro passageiro. No entanto, era apenas um alarme falso.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o site local Primera Hora, a passageira não identificada viu uma mensagem de texto que dizia 'RIP' (sigla em inglês para 'descanse em paz') 30 minutos após o avião decolar. Ela interpretou a mensagem como "ameaçadora" e alertou a tripulação, o que acabou fazendo com que a equipe declarasse estado de emergência.
"Temos uma ameaça a bordo. Com mensagens de texto entre passageiros e membros da tripulação, vamos precisar que as autoridades nos encontrem no portão para descobrir o que está acontecendo", afirmou um dos pilotos a torre de controle em áudio obtido pelo Daily Mail.
Após a aeronave pousar, o passageiro que recebeu a mensagem prestou esclarecimentos sobre a situação. Ele declarou que um parente havia falecido no dia anterior e que aquele, inclusive, era o motivo de sua viagem. O avião também foi inspecionado, mas nenhuma ameaça foi constatada.
Nelman Nevárez, diretor de operações da Aerostar, empresa responsável por realizar a vistoria no avião, explicou que foi uma "confusão tratada de acordo com os protocolos de segurança". "Não houve nenhuma ameaça real ao voo ou aos seus passageiros", informou.
O caso ocorreu no dia 3 de julho, mas ganhou repercussão na mídia internacional apenas na última semana.