PUBLICIDADE

Mundo

Vice-presidente do Paraguai volta atrás e decide seguir no cargo

Hugo Velázquez havia renunciado após acusação de corrupção

19 ago 2022 - 09h27
(atualizado às 09h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Após ter sido acusado pelos Estados Unidos de corrupção e confirmado que renunciaria ao cargo de vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez voltou atrás e garantiu que seguirá exercendo a função.

Hugo Velázquez ao lado do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez
Hugo Velázquez ao lado do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em uma entrevista coletiva, o político argumentou que continuará no cargo até que tenha mais detalhes das causas pelas quais é acusado pelo Departamento de Estado norte-americano.

"Recebi ligações de senadores pedindo que eu esperasse para apresentar minha renúncia. Meu medo era que o Ministério Público tivesse montado uma acusação contra mim e, graças a Deus, não o fizeram. No mínimo, devo saber o que está contra mim", disse Velázquez, que confirmou ter o apoio do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

O político foi acusado pelos EUA de tentativa de corrupção em gabinete público por ter supostamente recebido US$ 1 milhão em propinas. O dinheiro teria sido uma forma de Velázquez evitar que uma investigação contra uma hidrelétrica nacional fosse adiante.

"A única verdade que as pessoas devem saber é que não há nada de concreto na investigação, e só ontem à noite tomei a decisão de não me demitir por enquanto, esperando que surgisse algo concreto que justificasse a renúncia", concluiu o vice-presidente.

Velázquez, no entanto, não deverá participar das primárias do Partido Colorado, que acontecerão em dezembro e vão definir o candidato da sigla para as eleições de abril de 2023. Arnoldo Wiens, antigo ministro de Obras Públicas, deverá entrar no lugar do atual vice-presidente paraguaio.

Na semana passada, as autoridades norte-americanas, que acusaram Velázquez de ser uma pessoa "significativamente corrupta", proibiram a entrada do político de 54 anos de idade no país..

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade