PUBLICIDADE

Mundo

Venezuelanos votam em plebiscito contrário a governo Maduro

16 jul 2017 - 10h26
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Milhares de venezuelanos saíram de casa neste domingo (16) para votar em um plebiscito contra o governo do presidente Nicolás Maduro e a oposição espera que o comparecimento seja maciço para exigir que Maduro convoque eleições presidenciais antes do fim de seu mandato, no início de 2019.

Venezuelanos encaram fila para votar no plebiscito informal sobre o governo de Maduro
Venezuelanos encaram fila para votar no plebiscito informal sobre o governo de Maduro
Foto: Reuters

Apesar de o governo insistir que o plebiscito não é vinculante e não conta com o respaldo do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), a Constituição faculta ao Parlamento, de maioria oposicionista, a convocação da consulta.

"Se no domingo saírem 11 milhões de venezuelanos, na segunda-feira passaremos a uma etapa de mais pressão. A hora zero depende da contundência deste 16 de julho. As próximas horas são decisivas", disse o líder oposicionista Henrique Capriles.

"Se uma imensa maioria se manifestar, na segunda amanhecerá uma nova Venezuela. Daremos uma mensagem muito clara e o governo terá que respeitar esta decisão", acrescentou Capriles, duas vezes candidato à Presidência.

Analistas calcularam que o comparecimento estaria em torno de 10 milhões de pessoas. Nas últimas eleições, as parlamentares de 2015, 7,7 milhões de pessoas votaram na oposição e permitiram que ela rompesse a supremacia chavista no Congresso.

Ativista opositor é liberado na Venezuela:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade