PUBLICIDADE

Mundo

Venezuela decreta feriado por reconversão da moeda do país

Novo sistema monetário entrará em vigor no dia 20 de agosto

14 ago 2018 - 12h16
(atualizado em 20/8/2018 às 10h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venenzuela, Nicolás Maduro, anunciou que a próxima segunda-feira (20) será feriado no país devido à reconversão monetária que irá remover cinco zeros da antiga moeda, dando origem ao "bolívar soberano".

Venezuela decreta feriado por reconversão da moeda do país
Venezuela decreta feriado por reconversão da moeda do país
Foto: EPA / Ansa - Brasil

De acordo com o chefe de Estado venezuelano, a antiga moeda do país, o bolívar forte, será usada para "varejo", porque "há muitos bens e serviços que terão um preço abaixo do bolívar soberano".

O novo sistema monetário terá moedas de 50 centavos e de um bolívar, além de cédulas de dois, cinco, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 bolívares. A medida irá substituir as atuais notas, que são de mil, 2 mil, 5 mil, 10 mil, 20 mil, 50 mil e 100 mil.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a entrada da nova moeda servirá para aliviar a alta inflação do país, que tem previsão para fechar o ano em 1 milhão por cento.

Maduro também revelou que, a partir da próxima segunda-feira (20), a Venezuela terá duas moedas, que serão o "soberano bolívar e o petro", uma criptomoeda. Segundo o chefe de Estado venezuelano, isso dará "estabilidade" financeira ao país.

Maduro ainda disse que o novo sistema salarial e de bens e serviços será revelado em breve, além de informar que a mudança significará uma "melhoria substancial" para os trabalhadores. O presidente venezuelano também pediu mais "empenho" à população.

A Venezuela enfrenta uma grave crise econômica, além de sofrer com a falta de alimentos e medicamentos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade