Um ano após ataque, Alemanha abrirá mercado natalino em Magdeburg
Atropelamento em massa em 2024 deixou mortos e feridos
O mercado de Natal de Magdeburg, na Alemanha, será aberto ao público na próxima quinta-feira (20), quase um ano depois de um atropelamento em massa no evento que deixou seis mortos e centenas de feridos.
Nas últimas semanas, as autoridades do estado da Saxônia-Anhalt revisaram o plano de segurança elaborado pela polícia e deram sinal verde para que o tradicional mercado natalino fosse aberto.
O relatório elaborado pela Prefeitura de Magdeburg em conjunto com a polícia local, contudo, só foi aprovado depois de muitas alterações.
"Estou acompanhando de perto o debate em curso e estou profundamente decepcionado com o fato de que os mercados de Natal em cidades pequenas só possam ser abertos com medidas de segurança robustas", declarou Friedrich Merz, chanceler da Alemanha.
O político acrescentou que ataques contra mercados natalinos "jamais deve se repetir".
Em 20 de dezembro do ano passado, o médico saudita Taleb Al-Abdulmohsen invadiu o mercado natalino e atropelou diversas pessoas que aproveitavam a noite no local. Ele era um ativista anti-islã e fez nas redes sociais diversos ataques contra o governo de centro-esquerda do então chanceler alemão, Olaf Scholz, acusando-o de "impulsionar o islamismo". .