PUBLICIDADE

Mundo

UE endurece postura para conversas sobre novo acordo com o Reino Unido

18 fev 2020 - 17h22
(atualizado às 18h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia endureceu postura para as conversas iminentes sobre um novo acordo com o Reino Unido, de exigências mais rígidas de garantias de concorrência justa que "sobrevivam à passagem do tempo" à insinuação de exigir de Londres a devolução de bens culturais roubados, de acordo com um esboço visto pela Reuters.

Sede da Comissão Europeia, em Bruxelas
19/12/2019
REUTERS/Yves Herman
Sede da Comissão Europeia, em Bruxelas 19/12/2019 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

O Reino Unido deixou a UE no mês passado, e agora os dois lados estão falando grosso antes do início das negociações sobre seu relacionamento futuro, agendadas para o começo de março.

Eles pretendem acertar até o final do ano um acordo que contemple uma série de assuntos, do comércio à segurança, da pesca ao espaço e à cooperação ambiental.

Embaixadores do 27 países-membros devem debater o mandato de negociação atualizado em um encontro em Bruxelas na quarta-feira antes de este receber a aprovação final em uma reunião ministerial no final deste mês.

Entre as mudanças relativas a uma versão anterior está o fortalecimento das chamadas cláusulas de igualdade de condições.

"A parceria vislumbrada deveria incluir uma parceria ambiciosa, abrangente e equilibrada, já que existem garantias suficientes para uma igualdade de condições", disse o esboço.

Os 27 Estados também exigiriam cláusulas semelhantes para o transporte marítimo internacional e outras áreas, mostrou o documento.

Provocando o Reino Unido, onde antigos mármores gregos de Elgin estão em exposição no Museu Britânico de Londres, o esboço também foi atualizado para dizer: "As partes deveriam... abordar temas relacionados à devolução ou restituição de objetos culturais removidos ilegalmente aos seus países de origem".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade