PUBLICIDADE

Mundo

Ucrânia é citada em pauta de ministros brasileiros e russos

Em rápida conversa com jornalistas, Bolsonaro diz que não levou recados, mas defendeu posição brasileira pela paz

16 fev 2022 - 14h19
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Ao lado de Putin, Bolsonaro fala sobre encontro com presidente russo
Ao lado de Putin, Bolsonaro fala sobre encontro com presidente russo
Foto: Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin

Em meio à crise entre Rússia, Estados Unidos e União Europeia sobre Ucrânia, o tema foi inevitável no diálogo entre os ministros das Relações Exteriores e da Defesa de Brasil e Rússia, nesta quarta-feira, 16, em Moscou, apesar da intenção do governo brasileiro de evitar o assunto.

"Tratamos de temas da conjuntura internacional, sobretudo em nossas regiões, e também abordamos questões que afetam o Conselho de Segurança das Nações Unidas", disse sobre o assunto, laconicamente, o chanceler Carlos França, depois do encontro.

Já o chanceler russo, Sergei Lavrov, no entanto, foi mais explícito. "Também fizemos uma troca de opiniões sobre a avaliação geopolítica nas diferentes regiões, na região da Ásia do pacífico, bem como na região europeia Atlântica e a Europa do Leste. Bem como discutimos muito a abordagem dos EUA de trocar o direito internacional por suas ordens que eles pensam criar", disse Lavrov, ao lado de França. "Estamos falando da tentativa dos EUA de dividir o mundo em duas partes, países democráticos e não democráticos, países prestigiado e outros."

Não houve comentário da parte do brasileiro sobre essa posição russa. O encontro foi centrado, no entanto, no interesse brasileiro de cooperação em tecnologia militar entre os dois países.

"A Rússia é para o Brasil uma referência mundial em desenvolvimento tecnológico, sobretudo no âmbito de sua indústria de defesa, e o Brasil privilegia a oportunidade de transferência de tecnologia em suas parcerias internacionais nesse setor de defesa", disse o chanceler brasileiro.

No encontro, foi assinado um protocolo sobre proteção mútua de informações classificadas que, segundo França, adequa o acordo com a Rússia à lei de proteção de dados brasileira. "A importância desse entendimento bilateral é a que devemos ter uma cooperação facilitada em tecnologia de ponta e áreas sensíveis", afirmou França.

Bolsonaro diz que não levou recados, mas defendeu posição brasileira pela paz

Em rápida fala a jornalistas nesta quarta-feira em Moscou, o presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que o tema da crise com a Ucrânia foi levantado em sua conversa com o presidente russo, Vladimir Putin, mas que não levou "recados" e sim defendeu a posição do Brasil de apoio a paz.

"Falei ao presidente Putin que o Brasil apoia qualquer país que busque a paz. E essa é a intenção dele", disse Bolsonaro.

O presidente brasileiro citou ainda o fato de o governo russo ter informado a retirada de parte das tropas que estavam na fronteira com a Ucrânia como um sinal "que um caminho para uma solução pacífica se apresenta".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade