Tsunami ameaça Havaí após terremoto de 7,7 graus no litoral do Canadá
O Centro de Advertências de Tsunami do Pacífico emitiu hoje um alerta para o Havaí (EUA) após o terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala Richter registrado no litoral oeste do Canadá.
"Um tsunami se gerou que poderia causar danos ao longo das costas de todas as ilhas do estado do Havaí", indica o Centro em seu site, na qual recomenda que se realize"uma ação urgente" para "proteger as vidas e as propriedades" da região.
A hora estimada de chegada da primeira onda do tsunami é 6h28 de Brasília.
O alerta específico para as ilhas Havaí se soma ao aviso regional emitido pelo Centro de Alertas de Tsunami do litoral Oeste do Alasca para as costas próximas ao centro do tremor, embora sem complicações.
O terremoto foi registrado à 1h04 e seu epicentro localizado a 139 quilômetros ao sul da cidade de Masset, na ilha Graham (Colúmbia Britânica), a 17,5 quilômetros de profundidade, segundo o Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos.
Ao movimento inicial lhe sucederam quatro réplicas de magnitudes compreendidas entre 4,5 e 4,8 graus em um prazo de duas horas e meia.