Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump reitera decepção e reduz prazo para Rússia encerrar guerra

Presidente dos EUA disse que não quer mais falar com Putin

28 jul 2025 - 11h10
(atualizado às 13h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (28) que reduziu o prazo de 50 dias para seu homólogo da Rússia, Vladimir Putin, alcançar um acordo de paz para encerrar a guerra na Ucrânia.

Republicano fez declaração ao lado de premiê britânico
Republicano fez declaração ao lado de premiê britânico
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Ao final de sua reunião bilateral com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na Escócia, o republicano disse estar "decepcionado" com Putin e afirmou que não tem mais interesse em falar com ele.

"Tivemos uma conversa muito franca, e então os bombardeios continuaram", lembrou o magnata, acrescentando que "Putin tomou o poder e lançou mísseis contra cidades como Kiev, causando muitas mortes em um asilo ou em qualquer outro lugar".

Desta forma, o líder norte-americano enfatizou que estabelecerá "um novo prazo para a Rússia de aproximadamente 10 a 12 dias a partir de hoje" para uma resolução do conflito ucraniano. Caso contrário, Moscou será taxado com tarifas "severas" de 100%.

Em sua declaração, Trump reiterou ainda que acreditou "várias vezes" no passado recente que estava perto de "uma solução" para acabar com a guerra, mas não foi o que aconteceu.

"Estou decepcionado com o presidente Putin", reiterou o republicano. "Vou reduzir os 50 dias que dei a ele para um prazo menor, porque acho que já sei qual vai ser a resposta do que vai acontecer".

Há duas semanas, Trump ameaçou aplicar um pacote de "tarifas severas" de 100% contra a Rússia e seus parceiros comerciais caso Putin não chegasse a um acordo de paz na Ucrânia em um prazo de até 50 dias.

No entanto, um porta-voz de Putin classificou a pressão como um "ultimato teatral", enquanto que o Kremlin disse precisar de mais tempo para analisar a proposta.

Após o novo anúncio de Trump, a Ucrânia elogiou o presidente dos EUA por declarar que reduziria o prazo de 50 dias estabelecido para Putin encerrar o conflito.

"Agradeço ao presidente Trump por se manter firme e enviar uma mensagem clara de paz pela força", declarou o conselheiro presidencial ucraniano, Andriy Yermak, nas redes sociais. "Quando os Estados Unidos lideram com força, os outros pensam duas vezes". 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade