PUBLICIDADE

Mundo

Trump diz que cúpula com Kim Jong-un pode ser adiada

Presidente dos EUA recebe hoje seu homólogo sul-coreano

22 mai 2018 - 15h01
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (22) que a reunião histórica com o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, agendada para o dia 12 de junho, em Singapura, poderá ser adiada. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa em conjunto com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que visita a Casa Branca para tentar garantir a realização da reunião.

"Estamos trabalhando. Vejamos o que vai acontecer. Se não for agora, talvez aconteça mais tarde", disse Trump aos jornalistas.

De acordo com o magnata, o prazo de cerca de 20 dias é curto para acertar os principais detalhes para a reunião ser finalizada, mas "ainda há uma boa chance" da data original ser mantida.

O presidente norte-americano ainda ressaltou que estabeleceu algumas condições para que o encontro aconteça e se não forem aceitas será mais um motivo para cancelar o evento. Na semana passada, Kim também colocou em dúvida a realização da cúpula com o republicano e suspendeu o diálogo com a Coreia do Sul em decorrência de exercícios militares conjuntos com os Estados Unidos. De acordo com o líder norte-coreano, os testes são vistos como um treino para as tropas invadirem seu país. Pyongyang estava dando sinais de abertura ao diálogo, como a libertação de prisioneiros norte-americanos e a desativação de uma central de testes nucleares. No entanto, este delicado processo de aproximação pode ser barrado em meio a este novo impasse.

Moon, por sua vez, chegou à Casa Branca em uma tentativa de manter o processo de aproximação entre Kim e Trump, logo depois de participar de uma cúpula intercoreana na qual prometeu assinar um acordo de paz com a Coreia do Norte.

Recentemente, o então diretor da CIA, Mike Pompeo, fez uma visita secreta a Pyongyang em março, a qual repetiu como atual secretário de Estado neste mês para participar de reuniões pessoas com Kim.

O encontro histórico entre o ditador e Trump está marcado para o dia 12 de junho em Singapura. Na ocasião, os dois líderes vão discutir a desnuclearização da Península Coreana.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade