PUBLICIDADE

Mundo

Trump culpa Congresso dos EUA por pior momento com a Rússia

3 ago 2017 - 12h54
(atualizado às 13h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que o relacionamento de Washington com a Rússia está em "um momento de baixa histórico e muito perigoso" e culpou o Congresso pela situação um dia depois de assinar a contragosto uma lei que impõe sanções contra Moscou.

O Congresso aprovou as sanções por imensa maioria na semana passada, deixando Trump sem muitas opções além de sancionar a legislação, embora venha expressando há tempos o desejo de melhorar as relações com a Rússia.

Donald Trump
Donald Trump
Foto: Carlos Barria / Reuters

Até no momento de sancionar a lei, na quarta-feira, o presidente o criticou duramente. Ele se queixou que a medida, que permite que o Congresso o impeça de amenizar as sanções contra Moscou, interfere em seus poderes presidenciais para moldar a política externa.

A Rússia reagiu dizendo que as punições equivalem a uma guerra econômica em larga escala e o fim das esperanças de uma relação melhor com o governo Trump.

"Nosso relacionamento com a Rússia está em um momento de baixa histórico e muito perigoso", tuitou Trump nesta quinta-feira.

"Vocês podem agradecer ao Congresso, as mesmas pessoas que nem conseguem nos dar uma lei de saúde!", acrescentou, referindo-se ao contratempo amargo que sofreu neste mês quando seus colegas republicanos, que controlam as duas Casas do Congresso, não conseguiram aprovar uma legislação de reforma da saúde no Senado.

O anseio de Trump por uma relação melhor com Moscou vem sendo frustrado desde que agências de inteligência dos EUA descobriram que o governo do presidente russo, Vladimir Putin, interferiu na eleição presidencial norte-americana de 2016. Comissões do Congresso e um conselheiro especial estão investigando a questão. Moscou nega qualquer ingerência, e Trump nega qualquer conluio de sua campanha.

O Congresso aprovou as novas sanções para punir a Rússia pela interferência na eleição e pela anexação da península ucraniana da Crimeia em 2014.

Republicanos e democratas normalmente se dividem profundamente em muitos assuntos, mas a medida angariou o apoio dos dois partidos.

O senador republicano Tom Cotton, quando indagado sobre o tuíte de Trump em uma entrevista ao canal MSNBC, concordou que os laços entre EUA e Rússia estão "em um ponto muito baixo", mas rejeitou a atribuição de culpa do presidente.

"No final das contas, a responsabilidade recai principalmente sobre Vladimir Putin", afirmou. "Precisamos confrontar, pressionar Vladimir Putin em todos os pontos.

Mudanças na equipe de Trump causam intrigas no governo:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade