Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump anunciará plano de financiamento para Gaza e envio de tropas na primeira reunião do Conselho da Paz

12 fev 2026 - 16h02
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciará ‌um plano de reconstrução multibilionário para Gaza e detalhará os planos para uma força de estabilização autorizada pela ONU para o enclave palestino na primeira reunião formal de seu Conselho da Paz na próxima semana, disseram duas autoridades norte-americanas na quinta-feira.

Delegações de pelo menos 20 países, incluindo muitos chefes de Estado, devem participar da reunião em Washington, que ⁠Trump presidirá em 19 de fevereiro, disseram as autoridades à Reuters sob condição de anonimato.

Os ‌detalhes sobre os planos de Trump para a primeira reunião de seu Conselho da Paz para Gaza não foram divulgados anteriormente.

Trump assinou documentos em Davos, na Suíça, em ‌23 de janeiro, estabelecendo o Conselho da Paz. A ‌criação do conselho foi endossada por uma resolução do Conselho de Segurança da ⁠Organização das Nações Unidas como parte do plano de Trump para Gaza.

Embora potências regionais do Oriente Médio, incluindo Turquia, Egito, Arábia Saudita e Catar, bem como grandes nações emergentes como a Indonésia, tenham se juntado ao conselho, potências globais e aliados tradicionais ocidentais dos EUA têm sido mais cautelosos.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse na quarta-feira, durante sua ‌visita a Washington, que Israel aderiu ao conselho.

Trump despertou preocupações de que o Conselho da ‌Paz possa tentar resolver outros ⁠conflitos ao redor do ⁠mundo e competir com a ONU. Autoridades norte-americanas afirmaram que a reunião da próxima semana se ⁠concentrará exclusivamente em Gaza.

Elas disseram que uma parte ‌central da reunião será o ‌anúncio de Trump de um fundo multibilionário para Gaza, que incluirá contribuições monetárias dos membros participantes do conselho.

Uma autoridade considerou as ofertas "generosas" e disse que os Estados Unidos não fizeram nenhum pedido explícito de doações.

"As pessoas vieram até nós com ⁠ofertas", disse a autoridade. "O presidente fará anúncios sobre o dinheiro arrecadado."

FORÇA DE ESTABILIZAÇÃO

A implantação da Força Internacional de Estabilização é uma parte fundamental da próxima fase do plano de Trump para Gaza, anunciado em setembro. Na primeira fase, um frágil cessar-fogo na guerra de dois anos começou em 10 de ‌outubro, e o Hamas libertou reféns, enquanto Israel libertou palestinos detidos.

Trump anunciará que vários países planejam fornecer milhares de soldados para a força de estabilização que deve ser enviada ⁠a Gaza nos próximos meses, disseram as autoridades.

Uma das principais preocupações no momento é desarmar os combatentes do Hamas, que têm relutado em entregar suas armas.

De acordo com o plano de Trump para Gaza, os membros do Hamas que se comprometerem com a coexistência pacífica e com o desmantelamento de suas armas receberão anistia. Os membros do Hamas que desejarem deixar Gaza terão passagem segura para os países de destino, de acordo com o plano.

As reuniões do Conselho da Paz também incluirão relatórios detalhados sobre o trabalho do Comitê Nacional para a Administração de Gaza, que foi criado para assumir a administração civil cotidiana da Faixa de Gaza do Hamas. O comitê anunciou seus membros e realizou sua primeira reunião em janeiro.

Outras atualizações abordarão a ajuda humanitária a Gaza, bem como a polícia de Gaza, disseram as autoridades.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade