PUBLICIDADE

Mundo

Trump ameaça destruir economia da Turquia se país agir "fora dos limites"

7 out 2019 - 13h18
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira "destruir e obliterar completamente" a economia turca se a Turquia adotar alguma ação que considere "fora dos limites" após sua decisão de retirar as forças norte-americanas do nordeste da Síria.

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista coletiva em Washington
02/10/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista coletiva em Washington 02/10/2019 REUTERS/Kevin Lamarque
Foto: Reuters

A retirada, anunciada pela Casa Branca no domingo, foi rapidamente condenada por um grupo bipartidário de parlamentares por preocupações de que isso poderia abrir caminho para um ataque turco às forças lideradas pelos curdos, aliadas há muito tempo a Washington.

"Como já afirmei antes, e apenas para reiterar, se a Turquia fizer algo que eu, em minha grande e inigualável sabedoria, considere estar fora dos limites, destruirei e obliterarei totalmente a economia da Turquia (já fiz isso antes!)", Trump tuitou.

O presidente dos EUA reafirmou nesta segunda-feira sua decisão de retirar tropas norte-americanas de compromissos militares depois que seu governo anunciou o fim do envolvimento do país no nordeste da Síria, insistindo que ele foi eleito para encerrar as operações militares dos EUA no exterior e essas movimentações sempre podem ser revertidas.

"Fui eleito para sair dessas ridículas guerras sem fim, onde nossos grandes militares funcionam como uma operação de policiamento em benefício de pessoas que nem gostam dos EUA. Os dois países mais infelizes nesse movimento são Rússia e China, porque eles adoram nos ver atolados, vigiando um pântano e gastando muito dinheiro para fazer isso", escreveu Trump em uma publicação no Twitter.

"Estaremos focados no cenário geral, sabendo que sempre podemos voltar & EXPLODIR!", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade