PUBLICIDADE

Mundo

Tropas de Israel matam mais 4 palestinos durante protesto na fronteira

20 abr 2018 - 14h42
(atualizado às 17h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Tropas israelenses mataram quatro palestinos a tiros em novos confrontos na fronteira entre Israel e Gaza nesta sexta-feira, elevando para 35 o número de palestinos mortos durante protestos pelo direito de voltarem para sua antiga terra.

Manifestante carrega pneus durante conflito com tropas israelenses na fronteira entre Israel e Gaza, no sul da Faixa de Gaza
20/04/2018
REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Manifestante carrega pneus durante conflito com tropas israelenses na fronteira entre Israel e Gaza, no sul da Faixa de Gaza 20/04/2018 REUTERS/Ibraheem Abu Mustafa
Foto: Reuters

Alguns palestinos estavam munidos de cortadores de arame para tentar romper a cerca da fronteira. Vendo a multidão crescer, soldados israelenses usaram alto-falantes para alertar em árabe indivíduos que se aproximavam da cerca.

Apesar dos alertas, quatro palestinos foram mortos, incluindo um menino de 15 anos, disseram autoridades de saúde palestinas. Ao menos 100 pessoas ficaram feridas por disparos dos israelenses, de acordo com as autoridades.

Longe da divisa, a atriz Natalie Portman, que nasceu em Jerusalém e se mudou para os Estados Unidos aos três anos de idade, se recusou a participar de uma cerimônia em Israel para receber um prêmio de 1 milhão de dólares por causa dos eventos "perturbadores" no país.

Há um mês as manifestações vêm sendo realizadas todas as sextas-feiras como forma de enfatizar as exigências de retorno de refugiados palestinos a seus lares ancestrais no que hoje é Israel. As ações devem terminar no dia 15 de maio.

Segundo os militares israelenses, no incidente mais recente cerca de 3 mil palestinos estavam criando tumultos e tentando se aproximar do que identificaram como infraestrutura de segurança. As tropas reagiram "com meios de dispersão de tumulto, e estão disparando de acordo com as regras de engajamento".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade