Script = https://s1.trrsf.com/update-1741376709/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tribunal da Suécia rejeita processo de Greta Thunberg sobre ação climática

19 fev 2025 - 10h36
Compartilhar
Exibir comentários

A Suprema Corte da Suécia decidiu na quarta-feira que Greta Thunberg e centenas de outros ativistas não podem prosseguir com uma ação coletiva que buscava forçar o Estado a tomar medidas mais fortes contra as mudanças climáticas.

Os ativistas entraram com uma ação em 2022 argumentando que o Estado viola a Convenção Europeia de Direitos Humanos por não fazer o suficiente para limitar a mudança climática ou mitigar seus efeitos, e o caso foi submetido a uma revisão por motivos processuais desde então.

O grupo de 300 demandantes no processo, que se autodenominam grupo Aurora, queria que os tribunais ordenassem que a Suécia fizesse mais para limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius.

"Um tribunal não pode decidir que o parlamento ou o governo deve tomar qualquer medida específica sem que os órgãos democráticos decidam independentemente sobre essas questões", disse à Reuters o juiz da Suprema Corte Jonas Malmberg.

Mas o tribunal não descartou a possibilidade de que um processo climático formulado de forma diferente possa ser ouvido na Suécia, já que o Tribunal Europeu de Direitos Humanos (ECHR) afirmou que grupos que atendam a determinados requisitos podem ter o direito de processar sobre mudança climática.

O grupo Aurora disse que analisaria suas opções legais.

"Continuaremos tentando desesperadamente evitar colapsos planetários e fazer com que a Suécia cumpra seu dever legal de respeitar os direitos humanos e pare de piorar a crise planetária", disse à Reuters a coordenadora jurídica e científica do Aurora, Ida Edling.

No ano passado, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos decidiu que o governo suíço havia violado os direitos de uma associação de mulheres idosas por não fazer o suficiente para combater a mudança climática.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade