PUBLICIDADE

Mundo

Theresa May é testada em eleições municipais na Inglaterra

Primeiros resultados serão divulgados a partir das 22h (local)

3 mai 2018 - 14h26
Compartilhar
Exibir comentários

Os britânicos vão às urnas nesta quinta-feira (3) para as eleições municipais, que servirão de teste para avaliar a força do partido conservador da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May.

    Os colégios eleitorais foram abertos às 7h (horário local) e serão fechados apenas às 22h. A apuração será iniciada logo em seguida, mas o resultado final só deve ser conhecido na sexta-feira (4).Ao todo, são mais de 4,3 mil cadeiras na disputa em aproximadamente 150 câmaras municipais.

    País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte não entram na conta destas eleições, que terão as grandes cidades inglesas incluídas, como Manchester, Londres, Leeds e Newcastle. Esta é a primeira votação desde as legislativas de junho do ano passado. Na ocasião, May perdeu a maioria no parlamento e seu grande opositor Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista, apresentou um grande resultado. Em Londres, a votação renovará vários conselhos municipais do distrito, incluindo o bairro central de Westminster, que abriga o poder político do Reino Unido. Nas últimas décadas os cidadãos de Londres têm votado nos trabalhistas, cuja agenda está mais voltada para as questões sociais e relacionadas com a imigração. Os conservadores controlam apenas oito dos 32 distritos.

    May enfrenta uma crise em seu governo, na qual se viu forçada a trocar ministros. No entanto, segundo as sondagens, ela recuperou popularidade desde o caso do envenenamento do ex-espião russo e da intervenção militar na Síria junto com Estados Unidos e França.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade