PUBLICIDADE

Mundo

Texas caminha para se recuperar do Harvey e suspende retirada de moradores

4 set 2017 - 16h48
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades do Texas suspenderam uma ordem de retirada para a área que cerca uma usina química que pegou fogo e um grande oleoduto foi reaberto nesta segunda-feira, sinais de que o Estado norte-americano caminha para se recuperar da devastação causada pelo furacão Harvey.

Pessoas ajudam na reconstrução de casa atingida por enchente em Houston
 3/9/2017    REUTERS/Adrees Latif
Pessoas ajudam na reconstrução de casa atingida por enchente em Houston 3/9/2017 REUTERS/Adrees Latif
Foto: Reuters

A tempestade levou cerca de 125 centímetros de chuva para a região litorânea baixa da Costa do Golfo dos Estados Unidos depois de chegar ao litoral em 25 de agosto, matando cerca de 50 pessoas e provocando o que o governador do Texas, Greg Abbott, disse poder chegar a até 180 bilhões de dólares de danos.

As inundações provocaram uma série de incêndios na usina química Arkema em Crosby, cidade de aproximadamente 2.300 habitantes situada cerca de 40 quilômetros a nordeste de Houston. Contêineres com produtos químicos, que se tornam instáveis se não forem mantidos refrigerados, começaram a pegar fogo na quinta-feira depois que blecautes interromperam os sistemas de resfriamento.

Bombeiros locais sob supervisão da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e da Comissão de Qualidade Ambiental do Texas realizaram uma queima controlada dos peróxidos orgânicos no domingo para eliminar quaisquer vestígios e diminuir o risco.

Nesta segunda-feira a Arkema disse que o Corpo de Bombeiros de Crosby cancelou uma zona de retirada de 2,4 quilômetros ao redor da usina, permitindo que os vizinhos voltassem para casa, e que a empresa abriu um centro de assistência pata ajudar os afetados a encontrarem moradias temporárias.

A suspensão da ordem pode ajudar moradores como Paul Mincey, um engenheiro de rebocador de 31 anos que teve que se afastar do rancho em que mora com a namorada, a voltarem ao normal.

Cerca de 190 mil casas foram danificadas e outras 13.500 foram destruídas, disse o Departamento de Segurança Pública do Texas nesta segunda-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade