Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Terremotos causam duas mortes na Guatemala

Devido à situação de emergência, o presidente Bernardo Arévalo suspendeu a jornada de trabalho e as aulas nas escolas do país até quarta-feira

9 jul 2025 - 07h36
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Terremotos na Guatemala causaram duas mortes, graves danos materiais e levaram o presidente Bernardo Arévalo a suspender aulas e trabalho em regiões afetadas até quarta-feira.
Terremoto no Guatemala deixou mortos e feridos
Terremoto no Guatemala deixou mortos e feridos
Foto: Reprodução/X

Duas pessoas morreram em consequência dos fortes terremotos que atingiram grande parte da Guatemala nesta terça-feira, 9, e causaram graves danos materiais, informou a proteção civil.

O país registrou uma série de terremotos, o mais forte medindo entre 4,8 e 5,6 de magnitude com epicentros nas cidades de Amatitlán e Alotenango, próximo a capital, de acordo com serviços sismológicos. Os terremotos também foram sentidos no vizinho El Salvador.

"Infelizmente, foram confirmadas as mortes devido a um deslizamento de pedras e terra que soterrou um veículo que trafegava por uma rodovia a sudoeste da Cidade da Guatemala", disse Andrés Erazo, diretor de comunicações da Coordenadora para Redução de Desastres (Conred), aos repórteres locais.

A autoridade afirmou que duas pessoas morreram no veículo, mas não foram identificadas, embora a mídia local tenha noticiado que se trata de dois vendedores ambulantes.

O deslizamento ocorreu no quilômetro 47 de uma estrada a sudoeste da capital do país centro-americano e perto da cidade turística de Antígua Guatemala.

O presidente Bernardo Arévalo declarou em entrevista coletiva que os terremotos também deixaram pelo menos outras sete pessoas soterradas em três cidades ao sudoeste da capital.

Dois foram resgatados e levados para hospitais públicos, enquanto outros cinco, uma família de três adultos e duas crianças, estão prestes a ser libertados pelos socorristas, acrescentou.

Em resposta à emergência, o presidente suspendeu as aulas nas escolas públicas e privadas até quarta-feira, bem como a jornada de trabalho em três regiões: Guatemala (centro), onde fica a capital, Escuintla (sul), e Sacatepéquez (sudoeste). /AFP

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade