Terremotos causam duas mortes na Guatemala
Devido à situação de emergência, o presidente Bernardo Arévalo suspendeu a jornada de trabalho e as aulas nas escolas do país até quarta-feira
Terremotos na Guatemala causaram duas mortes, graves danos materiais e levaram o presidente Bernardo Arévalo a suspender aulas e trabalho em regiões afetadas até quarta-feira.
Duas pessoas morreram em consequência dos fortes terremotos que atingiram grande parte da Guatemala nesta terça-feira, 9, e causaram graves danos materiais, informou a proteção civil.
O país registrou uma série de terremotos, o mais forte medindo entre 4,8 e 5,6 de magnitude com epicentros nas cidades de Amatitlán e Alotenango, próximo a capital, de acordo com serviços sismológicos. Os terremotos também foram sentidos no vizinho El Salvador.
"Infelizmente, foram confirmadas as mortes devido a um deslizamento de pedras e terra que soterrou um veículo que trafegava por uma rodovia a sudoeste da Cidade da Guatemala", disse Andrés Erazo, diretor de comunicações da Coordenadora para Redução de Desastres (Conred), aos repórteres locais.
A 5.2M earthquake struck southern Guatemala on July 8, 2025, at 21:54 UTC, 19 km SW of Guatemala City. No major damage reported yet, but widely felt. #SismoGT #TemblorGT #temblor #sismo pic.twitter.com/KYaTLyMRwo
— GeoTechWar (@geotechwar) July 8, 2025
A autoridade afirmou que duas pessoas morreram no veículo, mas não foram identificadas, embora a mídia local tenha noticiado que se trata de dois vendedores ambulantes.
O deslizamento ocorreu no quilômetro 47 de uma estrada a sudoeste da capital do país centro-americano e perto da cidade turística de Antígua Guatemala.
O presidente Bernardo Arévalo declarou em entrevista coletiva que os terremotos também deixaram pelo menos outras sete pessoas soterradas em três cidades ao sudoeste da capital.
Rockfalls after the M5.6 earthquake earlier in Guatemala...pic.twitter.com/bWsC0fL0tY
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) July 8, 2025
Compilation footage of the M5.7 earthquake struck Guatemala (July 8, 2025, 3.41 PM local time)
The quakes were strongly felt in Guatemala City, Villa Nueva, Amatitlán, Mixco, San Miguel Petapa, Santa Catarina Pinula, San Vicente Pacaya, and parts of the Escuintla Department. pic.twitter.com/nlLIDrvcWM
— RenderNature (@RenderNature) July 9, 2025
Dois foram resgatados e levados para hospitais públicos, enquanto outros cinco, uma família de três adultos e duas crianças, estão prestes a ser libertados pelos socorristas, acrescentou.
Em resposta à emergência, o presidente suspendeu as aulas nas escolas públicas e privadas até quarta-feira, bem como a jornada de trabalho em três regiões: Guatemala (centro), onde fica a capital, Escuintla (sul), e Sacatepéquez (sudoeste). /AFP