PUBLICIDADE

Mundo

Terremoto é registrado na Nova Zelândia e gera alerta de tsunami

Intensidade foi de 6,9 graus para USGS;agência local fala em 7,3

4 mar 2021 - 12h05
(atualizado às 12h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Um forte terremoto foi registrado na costa da Nova Zelândia e gerou um alerta de tsunami tanto pelo Pacific Tsunami Warning Center, do Havaí, como pela Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências do país.

Epicentro do terremoto ocorreu ao nordeste da cidade de Gisborne
Epicentro do terremoto ocorreu ao nordeste da cidade de Gisborne
Foto: WikimediaCommons / Ansa - Brasil

O tremor foi registrado às 2h27 do dia 5 de março (10h27 do dia 4 pelo horário de Brasília). A agência neozelandesa informa que o tremor foi de 7,3 graus na escala Richter, mas o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) classificou o terremoto em 6,9 graus.

O epicentro ficou a 180 quilômetros ao noroeste da cidade de Gisborne, com uma profundidade de 10km.

Segundo a Agência de Gerenciamento, que faz parte da Defesa Civil, há o risco de alagamento em áreas que vão de Cape Runaway a Tolaga Bay, no norte do país, mas o alerta é de que há a possibilidade de tremores em todo o litoral da ilha. Por isso, não é recomendado que as pessoas se dirijam às praias ou à prática de atividades marítimas de lazer ou profissionais.

"A primeira onde não deve ser a maior. A atividade do tsunami continuará por várias horas e a ameaça deve ser considerada real até esse alerta ser cancelado", diz ainda o documento da Defesa Civil. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade