Tempestade de poeira atinge três países e faz dia virar noite no Oriente Médio
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que uma enorme nuvem cobriu o céu na Arábia Saudita, no Kuwait e na Jordânia
Uma tempestade de poeira atingiu grandes áreas na Arábia Saudita, no Kuwait e na Jordânia, todos países do Oriente Médio, durante o final de semana. O fenômeno causou interrupções em viagens, evacuações de emergência, enchentes e mortes.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram que uma enorme nuvem de poeira cobriu o céu, dando a impressão de que o dia havia se transformado em noite. Segundo a mídia internacional, as autoridades dos três países emitiram alertas vermelhos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Centro Nacional de Meteorologia da Arábia Saudita emitiu alerta vermelho em cinco regiões, incluindo a capital Riad. Em Kuwait, as rajadas de vento atingiram o país a mais de 100 quilômetros por hora, segundo o jornal árabe Gulf News. Na Jordânia, a tempestade de poeira causou inundações repentinas em áreas baixas.
Uma mulher belga e um de seus filhos morreram na Jordânia em meio às inundações. A Diretoria de Segurança Pública do país informou que as equipes de busca e salvamento continuam os esforços para localizar pessoas desaparecidas.
Segundo especialistas ouvidos pelo Gulf News, o Oriente Médio está atualmente no período conhecido como "Sarayat". A transição sazonal é considerada "volátil" e pode levar a mudanças atmosféricas rápidas e inesperadas, como chuva e trovoadas durante um dia ensolarado.
Alertas indicam que a tempestade de poeira pode ter efeitos estendidos. De acordo com o Gulf News, as nuvens estão se locomovendo e atingindo as cidades de Dubai e Abu Dhabi. Avisos meteorológicos de chuva forte, granizo e ventos intensos permanecem em vigor em diversas regiões do Oriente Médio.
