Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Suriname e Guiana avaliam possível interconexão de gás, diz Staatsolie

18 fev 2026 - 14h38
Compartilhar
Exibir comentários

Um gasoduto entre ‌os vizinhos Guiana e Suriname para transportar gás de seus projetos offshore seria de "grande interesse" para aumentar a disponibilidade do combustível, disse ⁠nesta quarta‑feira o diretor‑geral da ‌estatal surinamesa Staatsolie, Annand Jagesar.

Ambos os países estão desenvolvendo separadamente ‌suas indústrias de petróleo ‌e gás em alto-mar, ⁠com um consórcio liderado pela Exxon Mobil expandindo rapidamente a produção de petróleo bruto e buscando iniciar a produção de gás não ‌associado na Guiana nos próximos anos.

No ‌Suriname, um ⁠consórcio ⁠liderado pela TotalEnergies deve começar a produzir ⁠petróleo em ‌2028 por ‌meio do projeto Gran Morgu, de US$12 bilhões, enquanto um desenvolvimento separado de gás natural avança ⁠rumo à decisão final de investimento.

Guiana e Suriname discutem possíveis projetos de integração há anos como parte de ‌um "corredor de energia" que poderia incluir também a Guiana Francesa e ⁠o Brasil, mas ainda não foram dados passos concretos.

Jagesar disse, em uma conferência em Georgetown, que o projeto de gás Sloanea da Petronas, no Bloco 52 offshore, deve ter decisão final de investimento neste ano, depois que a companhia malaia e a Staatsolie o declararam comercial em 2025.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade