PUBLICIDADE

Mundo

Socialistas lideram pesquisas na Espanha, mas partido de extrema-direita avança

28 out 2019 - 10h48
Compartilhar
Exibir comentários

A vantagem dos socialistas da Espanha nas intenções de voto está diminuindo à medida que a eleição de 10 de novembro se aproxima, o que torna menos provável que o partido do primeiro-ministro interino, Pedro Sánchez, conquiste uma maioria parlamentar, mostrou pesquisa do instituto GAD3 para o jornal ABC, nesta segunda-feira.

Primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez
24/10/2019
REUTERS/Javier Barbancho
Primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez 24/10/2019 REUTERS/Javier Barbancho
Foto: Reuters

Os socialistas devem perder cinco cadeiras no Parlamento, e a previsão é que nem os partidos de direita nem os de esquerda conseguirão uma maioria.

Os socialistas e a sigla de extrema-esquerda Unidas Podemos podem conseguir 155 assentos, e Sánchez precisaria do apoio de separatistas e nacionalistas para obter maioria, em um momento de tensões crescentes na Catalunha.

Partidos de direita, incluindo o Vox, de extrema-direita, cujo apoio saltou para 13,5% nas pesquisas, devem ficar com 160 cadeiras ao todo, 11 mais do que em abril.

O GAD3 entrevistou 2.730 pessoas entre 21 e 24 de outubro, em meio a protestos na Catalunha contra a decisão da Suprema Corte espanhola de condenar líderes separatistas à prisão e antes da exumação dos restos mortais do ex-ditador Francisco Franco.

As sondagens mais recentes publicadas nos jornais El Mundo e La Razón concordam que a exumação de Franco fortaleceu o Vox, que se prevê conquistar mais cadeiras do que na eleição de abril e se tornar o terceiro maior partido, com 41 das 350 vagas do Parlamento espanhol.

A enquete GAD3 mostrou que o Partido Popular (PP), de centro-direita, ficará com 100 assentos, 34 a mais do que na eleição anterior, e que o pró-mercado Ciudadanos encolherá para 17, uma redução de 40 em relação à votação de abril.

O Unidas Podemos pode perder 8 cadeiras, e o novo partido dissidente Más País deve obter 3 assentos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade