Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sobreviventes do Holocausto lutam para recuperar propriedades na Polônia 75 anos depois

20 jan 2020 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários

Lea Evron, de 85 anos, tem apenas fragmentos de lembranças da fábrica de produtos de peles e do prédio de três andares que sua família possuía antes da Segunda Guerra Mundial em Zywiec, uma pequena cidade no sul da Polônia.

Lea Evron posa para foto em seu apartamento no Queens, em Nova York
09/01/2019
REUTERS/Shannon Stapleton
Lea Evron posa para foto em seu apartamento no Queens, em Nova York 09/01/2019 REUTERS/Shannon Stapleton
Foto: Reuters

O que ela lembra claramente é o retorno após a guerra, quando a maioria de sua família foi morta no Holocausto.

Uma moradora local disse para ela e sua mãe: "Hitler prometeu se livrar de todos os judeus, e aqui eles voltam para casa", disse Evron à Reuters em seu apartamento em Nova York.

Disseram a Evron e à mãe que elas poderiam morar no prédio, mas apenas nos aposentos das empregadas. Elas se mudaram para Israel logo depois.

Evron é apenas uma de milhares de judeus cujas propriedades familiares foram confiscadas por ocupantes nazistas da Polônia e depois mantidas por governantes comunistas do pós-guerra.

Lar de uma das maiores comunidades judaicas do mundo antes da guerra, a Polônia é o único país da União Europeia que não sancionou leis sobre restituição de propriedades.

Para tornar as coisas mais difíceis, os judeus dizem que os documentos que comprovam a propriedade foram muitas vezes destruídos no Holocausto.

Com a proximidade do 75º aniversário da libertação de Auschwitz, o campo de extermínio alemão nazista, em 27 de janeiro, eles dizem que é hora de a Polônia facilitar o processo.

"Os sobreviventes do Holocausto... não deveriam sofrer agora. Eles estão morrendo sem justiça na Polônia", disse o marido de Lea, Jehuda Evron, de 88 anos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade