PUBLICIDADE

Mundo

Secretário-geral da ONU diz que redes sociais e anunciantes são "cúmplices" em fomento do ódio

27 jan 2023 - 15h34
(atualizado às 15h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, acusou nesta sexta-feira as plataformas de rede social e aqueles que anunciam nelas de serem "cúmplices" na aceleração dos extremismos, como antissemitismo, racismo, fanatismo antimuçulmano, xenofobia, homofobia e misoginia.

"Eles são catalisadores com fins lucrativos para mover o extremismo das margens para o centro", disse Guterres durante um discurso para marcar o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.

"Ao usar algoritmos que amplificam o ódio para manter os usuários grudados em suas telas, as plataformas de rede social são cúmplices. Assim como os anunciantes que subsidiam esse modelo de negócios", disse ele.

Guterres há muito tempo expressa preocupação com o poder das empresas de rede social e pede regulamentação para esclarecer a responsabilidade e melhorar a transparência. Ele apelou nesta sexta-feira para que eles, junto com os governos, "parem com o ódio".

"Sabemos com que facilidade o discurso de ódio se transforma em crime de ódio, como a violência verbal gera violência física, como a diversidade e a coesão social são prejudicadas, assim como os valores e princípios que nos unem", disse Guterres.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade