Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rússia diz que frustrou ataque de drone ucraniano a navios de carga civil no Mar Negro

10 fev 2024 - 12h43
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia disse neste sábado que repeliu uma tentativa de ataque de drones ucranianos a "navios de transporte civil" russos na noite de sexta-feira na parte sudoeste do Mar Negro, uma artéria importante para as exportações de grãos e petróleo de ambos os países.

Os navios civis no Mar Negro não foram muito visados por ataques desde que Moscou ordenou a entrada das suas tropas na Ucrânia em fevereiro de 2022, mas em julho do ano passado ambos os lados disseram que começariam a tratar os navios com destino aos portos do outro como potenciais transportadores de carga militar.

Em um comunicado publicado no aplicativo de mensagens Telegram, o Ministério da Defesa da Rússia disse que a Ucrânia tentou o que chamou de "um ataque terrorista a navios russos de transporte civil usando drones navais semissubmersíveis".

A nota dizia que barcos-patrulha e aviões de guerra russos evitaram o ataque, destruindo um drone naval ucraniano por fogo de artilharia e o restante foi desabilitado usando ferramentas de guerra cibernética. Nenhuma embarcação civil ou militar russa foi danificada, afirmou.

A Reuters não conseguiu verificar o relato russo. A Ucrânia não comentou imediatamente.

Em julho do ano passado, a Rússia se recusou a renovar um acordo mediado pela Turquia que previa exportações seguras de cereais através da região e disse que todos os navios com destino aos portos ucranianos seriam tratados como potenciais transportadores de carga militar.

Um dia depois, a Ucrânia disse que adotaria a mesma postura em relação aos navios com destino à Rússia e aos portos ucranianos controlados pela Rússia.

Não ficou claro exatamente onde o ataque ocorreu. A parte sudoeste do Mar Negro fica ao lado do Estreito de Bósforo, na Turquia, através do qual viajam as cargas que saem do mar.

Nos últimos meses, a Ucrânia organizou uma série de ataques de drones e mísseis contra alvos militares russos no Mar Negro, afundando pelo menos um navio de guerra e danificando outros.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade