Ruptura Trump-Musk ganha ares de novela nas redes chinesas
Internautas do gigante asiático declararam apoio ao dono do X
A ruptura entre o bilionário Elon Musk e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assumiu contornos de uma verdadeira novela nas redes sociais da China, onde o dono da Tesla e do X conquistou o apoio de grande parte dos usuários, que elogiam sua "mentalidade voltada para a tecnologia" e a capacidade de enfrentar o magnata republicano.
O mais recente embate ocorreu após a promessa de Musk de fundar o "Partido da América", em protesto contra a "Lei Grande e Bonita", projeto orçamentário de Trump que deve inflar a dívida pública dos EUA em US$ 3,3 trilhões.
Horas depois da apertada aprovação da medida no Senado americano, a hashtag #MuskWantsToBuildAnAmericaParty se tornou viral na plataforma Weibo ? o equivalente chinês do X ?, alcançando 40 milhões de visualizações.
"Se Elon Musk fundar um partido, sua mentalidade orientada à tecnologia pode trazer nova energia à política. O potencial de mudança é significativo e vale a pena ser observado", escreveu um internauta. "Irmão Musk, você tem mais de 1 bilhão de pessoas aqui que te apoiam", publicou outro usuário.
Musk é bastante popular na China, especialmente pelos feitos da SpaceX, que alimentam o imaginário coletivo com seus avanços tecnológicos. Além disso, a Tesla é a única montadora de veículos elétricos ocidental que consegue competir diretamente com as empresas chinesas do setor.
A Gigafactory de Xangai, maior fábrica da empresa americana em volume, reforça essa presença. Musk também é conhecido por seu relacionamento próximo com o atual primeiro-ministro da China, Li Qiang, com quem desenvolveu laços durante a gestão do político como secretário do Partido Comunista em Xangai.
A mãe do magnata, Maye Musk, também é uma celebridade nas redes sociais do gigante asiático. Trump, por outro lado, é visto por muitos chineses como imprevisível e responsável pela mais agressiva guerra comercial contra a China na história recente.