Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Revista lança campanha para encontrar parceiro para caracol raro na Nova Zelândia

Apelidado de Ned, animal tem a concha espiralada para a esquerda - característica que ocorre em apenas um a cada 40 mil caracóis

28 ago 2025 - 12h14
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ilustradora e revista na Nova Zelândia lançam campanha para encontrar parceiro para caracol raro chamado Ned, cuja concha espiralada à esquerda é uma característica única encontrada em um a cada 40 mil caracóis.
Ned é um caramujo com a concha em sentido anti-horário, que acontece em apenas 1 a cada 40 mil
Ned é um caramujo com a concha em sentido anti-horário, que acontece em apenas 1 a cada 40 mil
Foto: Giselle Clarkson

A ilustradora Giselle Clarkson e a revista New Zealand Geographic lançaram uma campanha na internet para encontrar um parceiro para um caracol raro encontrado em Wairarapa, na Nova Zelândia.

Segundo a New Zealand Geographic, a maioria dos caracóis de jardim tem conchas que se enrolam para a direita. No entanto, ao limpar o jardim, Giselle encontrou um molusco com a concha espiralada para a esquerda - característica que ocorre em apenas um a cada 40 mil caracóis.

O animal foi chamado de Ned em homenagem a Ned Flanders, personagem canhoto da série americana "Os Simpsons".

A ilustradora, que já trabalhou na New Zealand Geographic, reconheceu que se tratava de um bicho raro. Ela fez um ninho adaptado em um aquário para protegê-lo e entrou em contato com os colegas da revista.

A raridade de Ned, no entanto, pode significar uma vida solitária. Os caracóis são hermafroditas - ou seja, têm órgãos sexuais masculinos e femininos localizados nas laterais da cabeça. Assim, eles só conseguem acasalar com parceiros que tenham a concha espiralada para o mesmo lado, o que, no caso de Ned, é incomum.

Por isso, a revista e a ilustradora pediram que os moradores da Nova Zelândia procurem por caracóis invertidos nos jardins de suas casas, na esperança de encontrar um parceiro para Ned. Segundo a New Zealand Geographic, esta é a melhor época do ano para procurar por caracóis na região, que está no fim do inverno, já que os moluscos gostam de circular em noites amenas e úmidas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade