Revista lança campanha para encontrar parceiro para caracol raro na Nova Zelândia
Apelidado de Ned, animal tem a concha espiralada para a esquerda - característica que ocorre em apenas um a cada 40 mil caracóis
Ilustradora e revista na Nova Zelândia lançam campanha para encontrar parceiro para caracol raro chamado Ned, cuja concha espiralada à esquerda é uma característica única encontrada em um a cada 40 mil caracóis.
A ilustradora Giselle Clarkson e a revista New Zealand Geographic lançaram uma campanha na internet para encontrar um parceiro para um caracol raro encontrado em Wairarapa, na Nova Zelândia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a New Zealand Geographic, a maioria dos caracóis de jardim tem conchas que se enrolam para a direita. No entanto, ao limpar o jardim, Giselle encontrou um molusco com a concha espiralada para a esquerda - característica que ocorre em apenas um a cada 40 mil caracóis.
O animal foi chamado de Ned em homenagem a Ned Flanders, personagem canhoto da série americana "Os Simpsons".
A ilustradora, que já trabalhou na New Zealand Geographic, reconheceu que se tratava de um bicho raro. Ela fez um ninho adaptado em um aquário para protegê-lo e entrou em contato com os colegas da revista.
A raridade de Ned, no entanto, pode significar uma vida solitária. Os caracóis são hermafroditas - ou seja, têm órgãos sexuais masculinos e femininos localizados nas laterais da cabeça. Assim, eles só conseguem acasalar com parceiros que tenham a concha espiralada para o mesmo lado, o que, no caso de Ned, é incomum.
Por isso, a revista e a ilustradora pediram que os moradores da Nova Zelândia procurem por caracóis invertidos nos jardins de suas casas, na esperança de encontrar um parceiro para Ned. Segundo a New Zealand Geographic, esta é a melhor época do ano para procurar por caracóis na região, que está no fim do inverno, já que os moluscos gostam de circular em noites amenas e úmidas.