Conheça a raça de 'bois fisiculturistas' que surpreendem pelo tamanho
'Belgas azuis' têm dupla camada de musculatura, que resulta em mais carne vermelha e menos gordura
A raça Belgian Blue, ou "belgas azuis", destaca-se pela musculatura dupla que resulta em mais carne vermelha, menos gordura e alta adaptabilidade, sendo amplamente valorizada na indústria alimentícia.
Os bois da raça "belga azul" têm sido comparados com fisiculturistas. Essa raça é extremamente musculosa, mas tem ganhado notoriedade e reconhecimento devido às suas propriedades para a indústria alimentícia.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Bois dessa natureza apresentam uma segunda camada de musculatura, o que permite que a carne deles sejam ainda menos gordurosa. "O resultado dessa chamada 'musculatura dupla' é um volume muito maior de carne vermelha e depósitos de gordura muito reduzidos", explica a Sociedade dos Belgas Azuis da Austrália.
Além disso, a instituição conta que eles possuem um sucesso extraordinário em cruzamentos com outras raças.
Eles variam em cor, desde o branco puro ao preto, e qualquer grau de azul entre eles, daí o nome.
Segundo a Sociedade, a raça tem sido amplamento escolhida para funcionar coomo reprodutores terminais de outras raças de gado, como Angus, Hereford, Shorthorn e Beef X Dairy.
Eles são considerados gados de porte moderado. As fêmeas adultas pesam cerca de 780 kg e têm 138 centímetros de altura. Os machos adultos pesam 1200 kg e têm 155 centímetros de altura.
De acordo com a empresa La Gantoise, do Canadá, os Belgas Azuis têm capacidade física de sobreviver em situações de inverno extremo, como no país, até o verão sul-americano.
Para aqueles que desejam experimentar, especialistas afirmam que a carne desse tipo de gado é mais macia e menos fibrosa, além de conter menos camadas e capas de gordura.