PUBLICIDADE

Mundo

Congo tem novos casos de Ebola dias após fim de outro surto

Ministério da Saúde do país confirmou quatro casos da doença nesta quarta-feira

1 ago 2018 - 13h55
(atualizado às 14h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro casos de Ebola foram confirmados no leste da República Democrática do Congo, apenas alguns dias depois que foi declarado encerrado outro surto da doença que deixou 33 mortos no noroeste do país. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde congolês nesta quarta-feira (1).

Pessoas andam em mercado a céu aberto perto do rio Congo, durante campanha de vacinação contra surto de Ebola na cidade portuária de Mbandaka, na República Democrática do Congo
23/05/2018
REUTERS/Kenny Katombe
Pessoas andam em mercado a céu aberto perto do rio Congo, durante campanha de vacinação contra surto de Ebola na cidade portuária de Mbandaka, na República Democrática do Congo 23/05/2018 REUTERS/Kenny Katombe
Foto: Reuters

Vinte pessoas morreram de febre hemorrágica na área densamente povoada da cidade de Beni, perto da fronteira com a Uganda, disse o ministério em comunicado, sem afirmar quando as mortes aconteceram.

O ministério disse que não há evidências que liguem esse surto ao anterior, que começou em abril e aconteceu a mais de 2.500 km de distância.

Um time de 12 especialistas do Ministério da Saúde chegará à área na quinta-feira para montar um laboratório móvel, informou a pasta.

Este é o 10º surto de Ebola no país do centro da África desde 1976, quando o vírus foi descoberto perto do rio de mesmo nome no norte da República Democrática do Congo.

Autoridades de saúde congolesas e internacionais utilizaram uma vacina experimental durante o último surto da doença, que ajudou a conter sua disseminação, depois que o vírus chegou a uma grande cidade portuária.

O Ebola, que se acredita ser transmitido por longas distâncias através de morcegos, causa febre hemorrágica, vômito e diarreia por meio do contato direto com fluídos corporais. Frequentemente, a doença é transmitida para humanos através de carnes de caça infectadas.

Veja também

Nova bactéria na lavoura de milho assusta produtores da região oeste do Paraná:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade