PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido facilitará soltura de petroleiro iraniano se receber garantias de que ele não vai para a Síria

13 jul 2019 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Jeremy Hunt, disse neste sábado ao seu colega iraniano que o país facilitará a partida do navio petroleiro Grace 1 se Teerã der garantias de que a embarcação não irá à Síria.

    O petroleiro foi apreendido pela Marinha britânica na costa do território ultramarino de Gibraltar, no Mar Mediterrâneo, sob suspeitas de que tentava violar as sanções contra a Síria.

    O Irã exigiu a soltura da embarcação e nega que esteja levando petróleo para a Síria, em violação das sanções impostas pela União Europeia.

    O assunto causou tensão na região do Golfo Pérsico, e o Reino Unido disse na quinta-feira que afastou navios iranianos que tentaram bloquear um petroleiro britânico na área.

    Hunt disse que a ligação com seu colega iraniano, Mohammad Javad Zarif, foi construtiva e que ele assegurou que o Irã deseja resolver o problema e não quer o aumento das tensões.

    "Eu reafirmei nossa preocupação com o destino, não a origem, do Grace 1, e que o Reino Unido facilitará sua soltura se receber garantias de que ele não vai para a Síria, após os devidos processos nos tribunais de Gibraltar", escreveu Hunt no Twitter.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade