Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reduzir palestinos à fome é 'desumano', diz presidente da Itália

Mattarella criticou 'erosão' de territórios atribuídos à ANP

1 jun 2025 - 14h46
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou neste domingo (1º) que o povo palestino tem direito a um território dentro de fronteiras definidas e que é "desumano" reduzir "toda uma população à fome".

A declaração foi dada pelo chefe de Estado em discurso ao corpo diplomático credenciado na Itália, por ocasião da Festa da República, celebrada em 2 de junho.

"É desumano que toda uma população seja reduzida à fome, das crianças aos idosos, e é grave a erosão dos territórios atribuídos à Autoridade Nacional Palestina", disse Mattarella aos diplomatas, em meio à crescente pressão internacional sobre Israel por conta do agravamento da situação humanitária em Gaza.

Sergio Mattarella discursa para corpo diplomático

"Os palestinos têm direito à sua casa dentro de fronteiras certas", salientou o presidente, acrescentando que é "inaceitável a recusa em aplicar as normas do direito humanitário aos cidadãos de Gaza".

Mattarella também cobrou a libertação imediata dos reféns "odiosamente sequestrados" pelo grupo fundamentalista Hamas no "sanguinário ataque" de 7 de outubro de 2023, mas disse que Israel deve "tornar acessível os territórios da faixa à ação de organismos internacionais".

Na semana passada, o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, já havia cobrado o fim da guerra em Gaza e dito que o conflito estava "assumindo formas absolutamente dramáticas e inaceitáveis".

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade