Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quênia e Uganda serão mediadores em disputa entre Etiópia e Somália

30 nov 2024 - 15h04
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Quênia, William Ruto, disse neste sábado que ele e o presidente de Uganda, Yoweri Museveni, ajudarão a mediar uma disputa entre a Etiópia e a Somália que ameaça desestabilizar a região do Chifre da África.

A Etiópia, sem litoral, que tem milhares de tropas na Somália para combater insurgentes ligados à Al Qaeda, irritou o governo de Mogadíscio com seu plano de construir um porto na região separatista da Somalilândia.

A Somalilândia, que em troca do porto poderia obter um possível reconhecimento como nação independente da Etiópia, tem lutado para obter reconhecimento internacional, apesar de governar a si mesma e desfrutar de paz e estabilidade desde que declarou independência em 1991.

A disputa aproximou a Somália do Egito, que há anos briga com a Etiópia por causa da construção de uma grande represa hidrelétrica no Rio Nilo por Adis Abeba, e da Eritreia, outro inimigo da Etiópia.

"A segurança da Somália (...) contribui significativamente para a estabilidade de nossa região e o ambiente para que investidores, empresários e empreendedores prosperem", disse Ruto em uma coletiva de imprensa em uma cúpula regional de chefes de estado.

Várias tentativas de resolver a disputa em Ancara, na Turquia, não conseguiram chegar a um acordo.

O gabinete do presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, disse em um comunicado que Mohamud havia se encontrado com Ruto e Museveni nos bastidores da cúpula, mas não fez referência a uma possível mediação.

Ahmed Moallim Fiqi, ministro das Relações Exteriores da Somália, disse à Reuters que as resoluções anteriores dos líderes regionais não foram ouvidas em Adis Abeba, mas ele confiava que os esforços de mediação em andamento da Turquia seriam frutíferos.

Os porta-vozes do governo e das relações exteriores da Etiópia não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade